CNU: Governo publica resultados para candidatos negros, indígenas e PCDs; confira

Na última quarta-feira (13) foi divulgado pelo governo federal os resultados preliminares do CNU (Concurso Nacional Unificado) válido para quem concorreu à reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Os dados podem ser consultados online. 

cnu
CNU: Governo publica resultados para candidatos negros, indígenas e PCDs; confira
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os candidatos que não concordarem com a avaliação quanto a reserva de vagas do CNU para cotistas, têm até esta quinta-feira (14) para apresentarem um recurso. Seria uma contestação contra a decisão que foi tomada pela Fundação Cesgranrio, banca do concurso. 

Conforme está previsto pelo edital, aqueles que não conseguiram a classificação pelo sistema de cotas, serão transferidos para disputar a vaga na ampla concorrência. O resultado geral do concurso vai ser publicado ainda este mês, agendado para o dia 21 de novembro. 

O que é a avalição dos cotistas do concurso do CNU?

Conforme já estava previsto pelo edital, os candidatos do concurso do CNU que se autodeclararam como negros, índios ou pessoas com deficiência, precisaram passar por um processo de verificação. A ideia é evitar fraudes. 

Verificação candidatos negros

  • os candidatos se apresentaram à comissão de heteroidentificação;
  • na ocasião, que foi filmada, eles tiveram seus dados biométricos coletados e foram submetidas ao exame grafológico (análise da escrita);
  • os avaliadores analisaram as características físicas dos participantes, como tom de pele e cabelo.

Verificação candidatos indígenas

  • os candidatos passaram por uma análise documental que comprova pertencimento étnico, enviada no momento da inscrição.

Verificação das pessoas com deficiência

  • os candidatos foram submetidos a avaliação biopsicossocial, isto é, perícia médica. 

Como consultar se foi aprovado na verificação do CNU?

Quem se inscreveu para concorrer a vagas de cotistas, podem consultar o resultado da avaliação desde a última quarta-feira (13). O processo é importante porque vai definir em qual categoria o candidato concorre a uma vaga no CNU.

  • Acesse o site da Fundação Cesgranrio e clique em “Fazer login com Gov.br”;
  • Agora, na área do candidato escolha “Consultar resultado da avaliação”;
  • Há um botão para apresentar recurso contra o resultado negativo. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com