Lula pode bater o martelo sobre nova jornada de trabalho sem afetar o salário mínimo

SãO PAULO (SP) — Protagonista de um intenso debate nas redes sociais e no Congresso Nacional, o fim da escala de trabalho com jornada 6×1 deverá ganhar mais um capítulo nesta semana. A mudança na constituição brasileira, que atualmente permite o modelo de trabalho, está sendo discutida intensamente tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados.

Lula pode bater o martelo sobre nova jornada de trabalho sem afetar o salário mínimo. (Imagem: FDR)

Nesta semana, a autora da PEC que propõe a mudança na jornada, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), alcançou o mínimo necessário para que a proposta passe a ser analisada pela Câmara dos Deputados. O avanço das conversas sobre o tema tem chamado a atenção do Governo Lula.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a proposta levou a uma convocação da deputada Erika Hilton. O chamado, emitido pelo Palácio do Planalto, foi para uma reunião com o ministro das Relações Internacionais, Alexandre Padilha.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ministro ainda não comentou sobre o tema depois que assumiu o cargo no Governo Lula. No entanto, o titular da pasta já chegou a apoiar a redução da jornada em outros momentos. Dessa forma, a expectativa é de que o representante do Governo Lula também se mostre favorável a redução da jornada.

Entenda o que é a proposta de fim da escala 6×1:

Confira outras informações sobre o fim da escala 6×1 neste link. Veja aqui outros países que já adotaram com sucesso a redução na jornada de trabalho.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile