INSS desmente pagamento do 14º salário; entenda a confusão nas redes sociais

Vídeo antigos estão sendo repostado criando a ideia de que o INSS vai pagar o 14º salário aos aposentados. Nas redes sociais muitas pessoas comemoram a suposta notícia enquanto outros já estão buscando informações sobre a data de pagamento. Confira agora se isso é fato ou fake.

A possibilidade de receber um pagamento a mais tem alegrado muitos aposentados e pensionistas. Essa alegria veio após circularem pela internet algumas informações sobre o pagamento do 14º salário do INSS.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o INSS, confira.

É verdade que o 14º foi liberado?

Essa é uma das perguntas mais pesquisadas no Google sobre o assunto, e não é verdade que o 14º do INSS será pago em 2024. A fake News (notícia falsa) se espalhou após um vídeo de um parlamentar circular pela internet.

O vídeo é antigo e acabou sendo totalmente tirado do contexto, fazendo com que muita criar expectativa sobre um pagamento adicional em novembro.

Como o FDR á havia noticiado, existe sim um projeto na Câmara dos Deputados que ainda está em análise, o que significa que ele não foi aprovado ainda. Para se tornar uma lei aplicável o projeto precisa da aprovação da Câmara, do Senado e sanção do Presidente Luiz Inácio.

O Senado já se pronunciou sobre o tema e afirmou que não há nenhuma proposta na casa. Segundo o Senado Verifica, essas falsas notícias têm circulado desde 2020, geradas a partir de um projeto de autoria do senador  Paulo Paim (PT-RS).

“O objetivo era conceder um abono para os segurados e dependentes da Previdência Social, incluindo os beneficiários do auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, durante a pandemia de covid-19. Mas esse projeto não foi votado e em maio do ano passado foi considerado prejudicado e arquivado, por não ter sido aprovado até o final da legislatura (2019 – 2023). Portanto, não está mais em análise”, explica o Senado.

INSS desmente pagamento do 14º salário; entenda a confusão nas redes sociais
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O que causou a Fake News do 14º salário do INSS

O assunto foi “ressuscitado” após um vídeo do ex-deputado federal Delegado Antônio Furtado (União Brasil-RJ) voltar a ser compartilhado nas redes.

O título acabou chamando “Saiu agora! 14º salário INSS liberou R$ 3.018,00 em novembro saiu 1ª parcela” a atenção dos cidadãos que passam não apenas a vê-lo, mas enviar para conhecidos.

A falta de apuração da informação tem feito muita gente acreditar que o vídeo é recente, contido, ele foi gravado em junho de 2022. O texto, como afirmou o Senado Federal, ainda está na Câmara dos Deputados.

Por sinal, ainda aguardando a formação de uma comissão para análise. Sendo assim, será necessário aguarda os novos desdobramentos do assunto em 2025. Porque, atualmente é falso que os aposentados e pensionistas do INSS vão receber o 14º em 2024.

Sendo assim, os aposentados terão que aguardar até 2025 para descobrirem se, pelo menos, o assunto entra em pauta na Câmara dos Deputados.

Por outro lado, o governo segue fazendo o pagamento do 13º salário. Em abril os depósitos foram antecipados para mais de 33 milhões. E agora em novembro mais de 1 milhão de pessoas vão receber a gratificação natalina.

O FDR também chama atenção da população para os golpes com o nome do INSS que estão sendo aplicados.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.