No próximo dia 15 de novembro, sexta-feira, ocorre o feriado da Proclamação da República, o que altera os horários de funcionamento de diversos estabelecimentos. Por isso, é importante entender o que abre e fecha no feriado para se planejar com antecedência.
O FDR preparou um guia com as informações mais relevantes sobre o funcionamento de comércios e serviços neste feriado. Assim, você poderá organizar suas atividades sem contratempos.
O que abre e fecha no feriado?
Shoppings e comércio
No feriado, os shoppings deverão adotar horários reduzidos, geralmente operando das 14h às 22h, seguindo o padrão de funcionamento especial. Para quem está de olho no abre e fecha no feriado, é bom ficar atento a essas mudanças.
Já as lojas e o comércio de rua terão horários variáveis, pois cabe a cada comerciante decidir sobre a abertura ou fechamento dos estabelecimentos.
Bancos
No abre e fecha no feriado da Proclamação da República, as agências bancárias estarão fechadas, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, clientes ainda podem realizar pagamentos de contas com código de barras nos caixas eletrônicos.
Transferências via PIX seguirão funcionando normalmente, mas outras operações, como TED, serão compensadas no próximo dia útil. Além disso, serviços como transferências e pagamento de contas seguem disponíveis por meio de canais digitais e caixas de autoatendimento. Boletos cadastrados no sistema DDA também podem ser pagos de forma programada.
Correios e INSS
No abre e fecha no feriado, os postos dos Correios não funcionarão, retomando as atividades na segunda-feira (18) a partir das 8h. Para conferir o endereço e horário de funcionamento das agências, acesse o site ou o aplicativo dos Correios.
Quem precisar de atendimento emergencial contará com o suporte automatizado na Central de Atendimento pelos números 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100. Já as agências do INSS também estarão fechadas no feriado, com retorno programado para a segunda-feira (18).
No entanto, serviços online do INSS estarão ativos no portal e aplicativo “Meu INSS”, assim como a Central Telefônica 135, disponível em atendimento eletrônico.