Shoppings, bancos e comércio: veja o ABRE E FECHA em Minas Gerais neste feriado

Está marcado para acontecer nesta sexta-feira, 15 de novembro, o feriado da Proclamação da República. Por se tratar de um feriado nacional é permitido que órgãos públicos fiquem fechados. Mas, como será o atendimento em shoppings, bancos e no comércio?. 

feriado
Shoppings, bancos e comércio: veja o ABRE E FECHA em Minas Gerais neste feriado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Depois de quase oito meses finalmente um feriado nacional acontece em sexta-feira. A Proclamação da República vai proporcionar o chamado “feriadão” para boa parte da população brasileira, principalmente para quem não precisa trabalhar nesse dia. 

É nesse momento que muitos aproveitam para ir as compras, passear no shopping, aproveitar as promoções do esquenta Black Friday, ou antecipar os produtos de Natal. No entanto, devido ao feriado vale a pena estar atento ao funcionamento destes locais. 

Funcionamento de shoppings, bancos e comércio no feriado em Minas Gerais 

Os bancos de Minas Gerais seguirão a ordem da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) que vale para todo o país. Enquanto isso, o comércio e os shoppings possuem o seu próprio esquema de funcionamento e podem mudar dependendo da região do estado. 

Os órgãos públicos, como Detran, prefeituras, escolas, postos de saúde e outros, ficarão fechados nesta data. Devem manter o funcionamento: os aeroportos, hospitais, clínicas veterinárias, farmácias, postos de combustível, base da polícia militar e coleta de lixo. 

Funcionamento dos bancos

  • Agências não abrem nesta sexta-feira (15);
  • Boletos com vencimento para o dia 15 podem ser pagos na segunda-feira (18) sem juros;
  • TED terá compensação no próximo dia útil;
  • PIX funciona normalmente, mas com mudança de limite no período noturno. 

Funcionamento dos shoppings

  • Os shoppings funcionam no chamado “horário de feriado”, neste caso as lojas abrem mais tarde e podem fechar mais cedo;
  • A praça de alimentação também tem horário diferenciado, normalmente abrindo mais tarde e fechando no horário comum;
  • Os lojistas são livres para fechar ou manter aberto o seu espaço. 

Funcionamento do comércio

  • O comércio tem a opção de manter aberto, ou fechar o seu estabelecimento;
  • Comércio de rua deve trabalhar em horário diferenciado, fechando mais cedo;
  • Bares, restaurantes e empresas do setor devem reforçar seu atendimento nesse dia. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com