Caso nubank leva clientes a cadeia? Advogada responde sobre saque de dinheiro após bug

Um erro constatado por alguns clientes do Nubank na última semana chamou a atenção de diversos brasileiros. A instituição bancária, que está presente no Brasil em formato digital, liberou de forma equivocada recursos para saque. Com o bug do Nubank, alguns clientes puderam realizar o saque de altos valores mesmo sem ter o dinheiro em conta.

Caso nubank leva clientes a cadeia? Advogada responde sobre saque de dinheiro após bug. (Imagem: FDR)

A notícia sobre a falha, algumas pessoas aproveitaram o erro e realizaram mais saques. O dinheiro foi liberado sem a cobrança de taxas pela retirada e para quem não tinha recursos disponíveis. O saque foi realizado em caixas eletrônicos 24 horas que permitem a retirada de recursos para quem tem conta Nubank.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, em alguns locais do país as pessoas chegaram a fazer fila para retirar o dinheiro. Como o Nubank é o 4º banco com o maior número de clientes do país, diversas pessoas puderam aproveitar da situação para conseguir recursos mesmo sem saldo em conta.

No dia seguinte da falha, o erro já havia sido corrigido pela instituição financeira e a situação foi normalizada. No entanto, agora muitos clientes se questionam se o banco tomará alguma medida sobre o saque irregular realizado por alguns clientes.

Confira o pronunciamento da instituição financeira sobre o caso:

  • Questionado pelo portal de notícias TecMundo, o Nubank confirmou a falha;
  • Segundo o banco, “uma oscilação ocorrida durante a madrugada afetou temporariamente a disponibilidade de saque”;
  • De acordo com alguns advogados, se aproveitar da falha para realizar a retirada de recursos mesmo sem saldo pode ser considerado um crime de furto;
  • Previsto no Código Penal Brasileiro, no artigo 155, o crime tem pena prevista de um a quatro anos de reclusão;
  • No entanto, esse tipo de condenação não é comum nesses casos;
  • Apesar do banco ainda não ter declarado como vai lidar com a situação, a perspectiva é de que ele tente um acordo com os clientes que aproveitaram o bug para realizar o saque indevido;
  • Nesse caso, existe a possibilidade de que eles tenham que pagar ou ressarcir o dinheiro retirado de forma indevida;
  • Além disso, como o saque foi realizado sem a cobrança de taxas, o cliente também poderá ter que arcar com esses custos; 
  • Por isso, é essencial que os clientes do banco se mantenham atentos aos desdobramentos do caso.

Confira outras informações sobre o bug do Nubank no Brasil neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.