Para ampliar o acesso a programas sociais e reforçar a luta contra a fome, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, discutiram uma parceria estratégica. A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre as duas instituições para estender os serviços sociais a todas as regiões do país.
Essa parceria pretende facilitar o acesso a programas sociais ao capacitar agentes dos Correios para atuarem no programa Acredita, promovendo o crédito e incentivando a geração de renda. Além disso, há planos para utilizar a rede dos Correios para o Cadastro Único (CadÚnico), que é a principal porta de entrada para benefícios sociais do governo.
Outras iniciativas em análise incluem o transporte de cestas básicas pelos Correios para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade. Também foi discutida a participação ativa dos Correios na campanha Natal Sem Fome, com o objetivo de arrecadar e distribuir alimentos a pessoas em situação de rua, crianças e idosos.
“Os Correios, com sua vasta rede e presença em todo o território nacional, são um parceiro estratégico fundamental para o MDS na missão de combater a fome e a pobreza”, afirmou o ministro Wellington Dias. “Juntos, poderemos ampliar o alcance de nossas ações e levar assistência a quem mais precisa”.
Inscrição para programas sociais poderá ser feita nos Correios?
Para facilitar o acesso a programas sociais, cidadãos poderão se inscrever no Cadastro Único em agências dos Correios participantes, apresentando documentos como CPF e RG.
O serviço será implantado gradualmente em todo o território nacional, e espera-se que as agências estejam prontas para atender o público nos próximos meses.
O responsável familiar deve comparecer pessoalmente, levando documentos de todos os integrantes da casa, incluindo CPFs e um comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz.