Um novo pacotão de benefícios do INSS inclui o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas, com início previsto para 25 de novembro, em parcela única. Essa medida se aplica apenas aos segurados que começaram a receber o benefício a partir de junho de 2024.
Para aqueles que já eram beneficiários antes desse período, o pagamento do 13º salário foi realizado entre abril e maio deste ano. A antecipação do abono, parte do pacotão de benefícios do INSS, ocorre desde 2020, instituída durante a pandemia da covid-19.
Quem participará do pacotão de benefícios do INSS?
O pacotão de benefícios do INSS contempla um depósito especial para quem se aposentou entre junho e outubro de 2024. Os pagamentos começam pelos segurados que recebem o valor do salário mínimo, atualmente em R$ 1.412. Para quem recebe acima desse valor, os depósitos terão início em 2 de dezembro e se encerram em 6 de dezembro.
Os segurados que se enquadram nas faixas de tributação podem ter desconto do Imposto de Renda, enquanto quem ganha até dois salários mínimos está isento, conforme lei do governo Lula. Portadores de doenças graves também são isentos do imposto.
O valor pago pelo INSS varia conforme o salário de aposentadoria e o número de meses recebidos ao longo do ano, proporcionando um apoio ajustado à realidade de cada segurado.
Calendário do 13º salário do INSS
Para quem recebe um salário mínimo
-
Final 1: 25 de outubro;
-
Final 2: 28 de outubro;
-
Final 3: 29 de outubro;
-
Final 4: 30 de outubro;
-
Final 5: 31 de outubro;
-
Final 6: 1º de novembro;
-
Final 7: 4 de novembro;
-
Final 8: 5 de novembro;
-
Final 9: 6 de novembro;
-
Final 0: 7 de novembro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
-
Final 1 e 6: 1º de novembro;
-
Final 2 e 7: 4 de novembro;
-
Final 3 e 8: 5 de novembro;
-
Final 4 e 9: 6 de novembro;
-
Final 5 e 0: 7 de novembro.