Governo presenteia brasileiros reduzindo imposto de 13 produtos; lista inclui remédio contra o câncer

Em uma medida que promete impactar positivamente a vida de muitos brasileiros, o Governo Federal anunciou na última segunda-feira (11) a redução do imposto de importação de 13 produtos de diversos setores. A decisão, tomada pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), tem como objetivo estimular a economia e beneficiar a população.

Governo presenteia brasileiros reduzindo imposto de 13
produtos; lista inclui remédio contra o câncer. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Entre os produtos que terão seus impostos reduzidos a zero, estão medicamentos essenciais para o tratamento de câncer de próstata e outros tipos de câncer. Essa medida é uma importante vitória para pacientes e seus familiares, que poderão ter acesso a tratamentos mais acessíveis.

Além dos medicamentos, a lista de produtos com redução de impostos inclui insumos utilizados na produção de luvas médicas, pás eólicas, pneus, defensivos agrícolas, lentes de contato e filmes para radiografias.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre redução de impostos, confira.

Incentivo à produção nacional e geração de empregos

Para fortalecer a indústria nacional e gerar empregos, o governo também aprovou a elevação de tarifas de importação para alguns produtos, como insumos de vidro para fins industriais e células fotovoltaicas utilizadas na produção de paineis solares. Essa medida tem o objetivo de estimular a produção local desses itens e reduzir a dependência de importações.

Benefícios para a economia e para a população

A redução dos impostos de importação para diversos produtos deve trazer benefícios tanto para a economia como para a população em geral. A medida pode contribuir para:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile