Governo Lula emite comunicado para todos os idosos +60 anos nesta quarta-feira (13/11)

A Carteira de Idoso é um documento oficial voltado para cidadãos na terceira idade, facilitando o acesso de idosos +60 anos a uma gama de benefícios sociais. Esse documento é especialmente útil para quem não possui comprovação de renda fixa, promovendo inclusão.

A iniciativa visa garantir que idosos +60 anos, muitos em situação de vulnerabilidade, possam exercer seus direitos com mais dignidade. A Carteira de Idoso representa uma ferramenta de promoção da igualdade, ampliando o acesso dessa população a serviços e transportes essenciais.

Para obter a Carteira de Idoso, é necessário que os solicitantes tenham 60 anos ou mais e que não possam comprovar uma renda superior a dois salários mínimos. Outro requisito fundamental é a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), garantindo o registro atualizado dos dados socioeconômicos dos idosos +60 anos.

Essas condições foram criadas para ampliar o suporte a idosos +60 anos em situação de vulnerabilidade, assegurando acesso a direitos essenciais. A medida visa proteger essa faixa etária contra a exclusão social e promover maior inclusão.

Quais são esses benefícios para idosos +60 anos?

A Carteira de Idoso oferece aos idosos +60 anos benefícios como gratuidade ou descontos em passagens de transporte coletivo interestadual, incluindo ônibus, trens e embarcações. O Estatuto do Idoso garante que sejam reservadas vagas exclusivas para essa faixa etária; caso não estejam disponíveis, um desconto considerável é aplicado na passagem.

Além das facilidades no transporte, o documento também funciona como identificação para acessar benefícios estaduais e municipais. Esses direitos variam conforme a localidade e podem incluir tarifas reduzidas em serviços públicos e eventos culturais.

Solicitação dos benefícios para idosos +60 anos

  1. Vá para https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/;

  2. Utilize sua conta Gov.br ou crie uma, se não tiver;

  3. Selecione a opção “Emitir Carteira da Pessoa Idosa” e siga as instruções;

  4. Ao finalizar, imprima ou salve sua Carteira do Idoso;

  5. Caso prefira, solicite a Carteira em um CRAS próximo à sua residência.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile