Se você já perdeu a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), já sabe a dificuldade em comprovar seus vínculos trabalhistas, que são essenciais para garantir direitos previdenciários. Veja como garantir esses direitos mesmo sem a Carteira de Trabalho.
Com a comprovação do período trabalhado com a carteira assinada, o brasileiro tem direito a benefícios como: auxílios, pensões e aposentadoria.
A especialista Lila Cunha comenta sobre o INSS, confira.
Como comprovar vínculos sem a Carteira de Trabalho?
Se a CTPS for perdida, o trabalhador pode utilizar outros documentos para comprovar o vínculo empregatício, como:
- Extrato analítico do FGTS;
- Contratos de trabalho;
- Recibos de pagamento de salário;
- Declarações do empregador;
- Holerites ou contracheques;
- Termo de rescisão do contrato de trabalho;
- Documentos de prestação de serviço para autônomos.
O segurado pode acessar o extrato do CNIS através dos canais remotos do INSS, como a Central 135, o site ou o aplicativo Meu INSS.
Por esses meios, também é possível solicitar a inclusão, exclusão, confirmação ou correção de informações do CNIS, com a apresentação de documentos que comprovem o vínculo trabalhista.
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Após solicitar um benefício, o INSS oferece um prazo de 30 dias para a apresentação de documentos, podendo ser prorrogado por mais 30 dias;
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A documentação pode ser enviada digitalmente pelo aplicativo Meu INSS, facilitando o processo e evitando deslocamentos.
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Sem a comprovação do vínculo empregatício, o INSS não pode verificar os direitos do segurado, o que impede a concessão de benefícios;
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É necessário que o trabalhador saiba como demonstrar sua relação de emprego, mesmo sem a CTPS.
Perdeu a carteira de trabalho? Veja como emitir 2ª via digital com as informações antigas
A Carteira de Trabalho é um documento essencial na hora de assinar um contrato no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Porém, muitos brasileiros acabam perdendo o documento e só se dão conta na hora de ser contratado em um emprego que exija a carteira.
Uma ferramenta criada pelo Governo Federal em 2019 pode ajudar os brasileiros a não deixarem boas chances passarem.
Essa ferramenta é a Carteira de Trabalho Digital, que centraliza o histórico profissional e substitui o documento físico. Para acessar o site ou aplicativo, é necessário apenas o registro no site do gov.br e o número do CPF.