Feriado de 20 de novembro: bancos e serviços públicos anunciam mudança no expediente

O feriado de 20 de novembro impactará o funcionamento das agências bancárias. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento presencial nesses dias.

Neste ano, o feriado de 20 de novembro consiste no Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente como um feriado nacional em todo o país pela primeira vez. Além disso, a agenda das agências bancárias pode ser afetada pela 19ª reunião de cúpula do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.

A Febraban confirmou que as agências bancárias funcionarão normalmente no feriado de 20 de novembro, exceto em cidades com feriado municipal, como o Rio de Janeiro, que decretou folga devido à reunião do G20.

Como o feriado de 20 de novembro afeta os pagamentos bancários?

Durante o feriado de 20 de novembro, transações via Pix continuarão operando sem interrupções. Já outras compensações bancárias, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), serão processadas no primeiro dia útil após o feriado.

Embora as agências estejam fechadas, clientes podem realizar diversas operações por meio dos canais digitais e áreas de autoatendimento, incluindo transferências e pagamento de contas.

Feriado de 20 de novembro é sancionado

O feriado de 20 de novembro, instituído como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, passa a ser oficialmente reconhecido em todo o Brasil a partir de 2024. A data foi oficializada em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff, após a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas em 2003.

Até o momento, o feriado de 20 de novembro era observado apenas em alguns estados e cerca de 1.200 cidades. Agora, com a nova determinação, o Brasil terá três feriados nacionais em novembro: 

Com a nova legislação, escolas, bancos, empresas e órgãos públicos devem ajustar suas atividades no feriado de 20 de novembro, com a exceção dos serviços essenciais, que seguirão funcionando normalmente.

 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile