Comunicado urgente é emitido para todos que usam o PIX; confira para não ser surpreendido

Usado para viabilizar pagamentos instantâneos, o PIX já o método de pagamento mais utilizado do Brasil. No entanto, por garantir uma grande praticidade para os pagadores, o PIX também tem sido utilizado para a aplicação de golpes e fraudes. Por isso, é essencial que o cidadão esteja atento antes de utilizar o formato de pagamentos.

NOVAS REGRAS DO PIX COMEÇAM A VALER EM NOVEMBRO: VEJA O QUE MUDA NO LIMITE DE TRANSFERÊNCIAS

Um estudo realizado pela empresa de proteção financeira digital Silverguard apontou que a maior parte dos golpes relacionados ao PIX são iniciados em redes sociais ou com o envio de mensagens de SMS. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, esse tipo de golpe representa cerca de 90% das fraudes relacionadas ao PIX.

Em grande parte dos casos, o golpe tem início com a oferta de um produto ou serviço. Tradicionalmente essa oferta é realizada por meio de perfis falsos criados especialmente para a aplicação da fraude. Segundo o portal de notícias Valor Econômico, também é possível observar uma adequação dos golpes ao público.

Entenda como funcionam a maioria dos golpes do PIX:

 

Confira outras informações sobre o uso do PIX no Brasil neste link.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile