Os bancos têm se modernizado cada vez mais, no entanto os golpistas estão acompanhando essa evolução e hoje há golpes de todas as formas. Clonagem de cartão, PIX errado, desvio de dinheiro em conta, falso empréstimo, e tantos outros que atingem os brasileiros.
Os valores estão tão invertidos que hoje qualquer boa ação parece ser sinal de golpe. Quantas vezes você já não parou e pensou: essa movimentação do banco é real, ou é alguma fraude que pode me prejudicar?. Com a modernização dos bandidos a desconfiança é precaução.
A melhor forma de evitar cair em fraudes é saber quando elas são aplicadas, e como têm acontecido. Por isso, qualquer golpe precisa ser registrado por meio de um Boletim de Ocorrência, e se possível ser avisado para amigos, familiares e outros.
Além disso, o próprio banco deve ser notificado sobre a situação que seu cliente viveu. A partir disso, as responsabilidades da instituição serão cobradas. Infelizmente a possibilidade de conseguir resgatar o dinheiro perdido ainda é muito pequena, o que causa estresse e decepção.
Um levantamento feito pelo Senado Federal mostoru que um em cada quatro mineiros (25%) perdeu dinheiro nos últimos 12 meses ao ser vítima de algum crime digital. Os moradores de Minas Gerais estão acima da média nacional que é de 24%.
Golpe da Falsa Central
Chamado de “Golpe da Falsa Central”, nesse esquema o bandido liga para um cliente do e finge se tratar de um funcionário do próprio banco. Ao confirmar dados pessoais do cidadão que são facilmente conseguidos, como nome completo e CPF, o criminoso passa veracidade para a vítima.
A partir disso, expõe uma situação problema que na verdade é mentirosa. Por exemplo, seu cartão foi clonado, ou aconteceu uma compra de valor X que o cliente não reconhece, e etc. Depois, solicita algumas confirmações do cliente, como a senha ou CCV do cartão.
É dessa forma que os bandidos conseguem roubar dinheiro do cidadão, acessar sua conta poupança ou corrente, ou ainda pedir empréstimo em seu nome. Até perceber que na verdade se tratou de um golpe, o cliente já teve parte do seu saldo desviado.
Golpe do PIX errado
Hhá diversos relatos nas redes sociais de golpistas que usam da prática do PIX errado para conseguir aplicar o golpe. O mecanismo usado pelos bandidos é muito bem planejado, por isso muitas pessoas têm caído, e em uma boa ação acabam se tornando vítimas.
De acordo com a Agência Brasil, o golpe acontece da seguinte forma:
- O bandido faz uma transferência para o PIX da vítima usando a chave do seu número de celular. Como é possível fazer várias combinações numéricas, a chave do número de telefone é mais “fácil” de ser encontrada;
- Depois disso, liga para quem recebeu a transferência e diz que acabou fazendo o pagamento errado, e que o dinheiro já caiu na conta dessa pessoa;
- Ao verificar o seu extrato a pessoa percebe que de fato caiu um dinheiro em sua conta, feito por alguém que não conhece. E em um ato de honestidade resolve devolver essa quantia para o verdadeiro dono;
- É passada uma chave PIX com destino diferente da pessoa que de fato enviou o dinheiro. E a partir disso é que o golpe começa;
- Os bandidos entram em contato com o banco e avisam que foram roubados por aquela pessoa que na verdade é a vítima. Eles pedem pelo estorno do dinheiro usando um método de segurança chamado de Mecanismo Especial de Devolução (Med);
- Ao avaliar a situação, o banco vê que o dinheiro de fato caiu na conta da pessoa, e que ao invés de devolver para quem enviou, ela acaba transferindo para uma conta com outra titularidade;
- O banco entende que de fato foi um golpe, e os papéis se invertem. O golpista se torna vítima e recebe a quantia de volta, e a vítima se torna o golpista tendo o dinheiro retirado da sua conta.
Além de usar esse mecanismo do Med, os golpistas ainda podem usar outros como o depósito por envelope nos caixas eletrônicos. Neste caso, a mensagem que aparece no extrato é de que a quantia foi depositada, mas o envelope está vazio, por isso não vai cair nenhum dinheiro na conta.
Como evitar cair em golpes na conta corrente ou poupança
A recomendação é de que o cidadão sempre recuse ligações que vierem sem identificação, com a escrita “ID Desconhecido”. Além disso, esteja sempre estar atento as informações que a própria instituição bancária envia.
Também vale a pena saber que:
- O banco não faz ligações pedindo dados pessoais, senhas, código do cartão ou qualquer outra informação que seja pessoal;
- Se receber esse tipo de ligação no telefone fixo, sua linha pode ficar presa com os golpistas, que simulam ser da central de atendimento do banco. Desligue a chamada e use outro telefone pra entrar em contato com os canais oficiais do banco e confirmar a veracidade das informações;
- Não clique em links ou sites indicados por terceiros, nem execute arquivos de mensagens suspeitas;
- Nunca faça transferências solicitadas por terceiros;
- Em caso de desconfiança, procure seu banco.