A Prova de Vida já começou em Belo Horizonte e 1,6 mil aposentados devem fazer o procedimento em novembro. A convocação é da própria prefeitura municipal. O procedimento garante o pagamento do benefício do INSS.
A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) está convocando 1,6 mil aposentados para a prova de vida. O procedimento comprova que o segurado está vivo e por isso precisa continuar recebendo o benefício. A comprovação pode ser feita em minutos através da internet.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre a prova de vida do INSS, confira.
Prova de vida em Belo Horizonte
- O prazo limite para realizar a prova de vida é 30 de novembro.
- Para fazer o procedimento pela internet o segurado deve ter biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) e conta com o login gov.br.
- Se preferir um atendimento presencial, o segurado pode procurar uma das agências do Bradesco e utilizar o autoatendimento.
- Caso perca o prazo, o pagamento da aposentadoria ou pensão será suspenso e só poderá ser retomado após a regularização da situação, informa a Prefeitura.
- Todos os segurados que nasceram em novembro devem fazer o procedimento agora.
Como fazer a prova de vida pela internet?
- Aplicativo gov.br
- Acessar o portal gov.br;
- Fazer o login;
- Conferir se a prova de vida está pendente;
- Clicar em “Autorizar”;
- Fazer o reconhecimento facial em ambiente claro e pronto.
Presencialmente o segurado deve comparecer em uma agência do Bradesco entre os dias 11 e 25 do mês de aniversário. Após realizar a prova de vida, guarde o comprovante emitido pela máquina.
Segundo a Prefeitura as exceções são para os segurados incapacitados de se locomoverem, declarados incapazes ou que estejam residindo ou em viagem ao exterior.
Nesses casos, acesse pbh.gov.br (clicando em Acesso Rápido e depois em Prova de Vida) para saber os procedimentos necessários.