O PicPay agora permite que seus clientes realizem transferências de Pix via WhatsApp, utilizando um assistente financeiro inteligente. A tecnologia de inteligência artificial generativa permite interpretar textos, imagens e áudios para facilitar o processo.
O recurso de Pix via WhatsApp será disponibilizado de forma gradual para as 57 milhões de contas da fintech, com transações realizadas por meio de contas verificadas pela Meta, indicadas pelo símbolo azul ao lado do nome. O acesso inicial será feito diretamente pelo aplicativo PicPay, com confirmação de operações por biometria.
O PicPay acredita que o recurso de PIX via WhatsApp será um grande impulso para aumentar a fidelidade dos clientes à plataforma. Para a fintech, a integração de um método de pagamento consolidado com o WhatsApp, um dos aplicativos mais populares do Brasil, promete atrair muitos usuários.
A empresa vê essa combinação como uma oportunidade para ampliar a adoção da nova ferramenta, aproveitando a popularidade do WhatsApp e a conveniência das transferências instantâneas. A expectativa é que a novidade seja amplamente aceita pelos brasileiros.
“O uso de IA generativa para transações no WhatsApp leva o Pix a atravessar uma nova fronteira, tornando-o ainda mais prático e rápido, com o mais alto nível de segurança. Essa inovação não só abre novos casos de uso, mas também traz o futuro dos pagamentos e da IA diretamente para a palma da mão dos clientes”, diz o vice-presidente de Serviços Financeiros do PicPay, Danilo Caffaro.
PIX via WhatsApp pode ser expandido
Em breve, o assistente de PIX via WhatsApp vai expandir suas funcionalidades, incluindo alertas sobre contas a vencer. Também será possível cadastrar contas em débito automático, com envio de PDF, e consultar documentos de veículos.
A ideia é tornar esse assistente cada vez mais personalizado, atendendo de forma prática às necessidades individuais de cada cliente. A fintech visa aprimorar a experiência do usuário, oferecendo mais conveniência em um único canal.
O assistente de PIX via WhatsApp do PicPay foi criado com a tecnologia Azure OpenAI Service, da Microsoft. Essa mesma inteligência artificial, presente no novo serviço, também é aplicada no atendimento ao cliente, proporcionando respostas rápidas e eficazes para questões mais complexas.
Com essa inovação, a fintech busca melhorar a experiência do usuário, oferecendo uma solução eficiente tanto para transações financeiras quanto para o suporte ao cliente. A integração da IA visa otimizar o atendimento e garantir maior agilidade nas interações.
O Brasil se destaca como um dos líderes globais em inovações que combinam WhatsApp e inteligência artificial, afirma o chefe de Desenvolvimento de Negócios da Meta. A plataforma tem sido amplamente adotada por bancos e fintechs para realizar diversas operações, aproveitando diferentes tecnologias.
Ao incorporar IA generativa e modelos de linguagem avançados do Microsoft Azure OpenAI Service, o PicPay traz um avanço significativo para os serviços financeiros. Essa integração visa proporcionar mais conveniência, acessibilidade e comodidade para milhões de brasileiros, especialmente com o PIX via WhatsApp.
Como fazer um PIX via WhatsApp?
Para fazer uma transferência de dinheiro por Pix pelo WhatsApp, é preciso:
-
Verificar se o Pix está ativado no WhatsApp do remetente e do destinatário;
-
Abrir a conversa com a pessoa para quem se deseja enviar o dinheiro;
-
Tocar no ícone do clipe, que fica próximo à barra de mensagens;
-
Selecionar a opção “pagamentos”;
-
Escolher a opção “Pix” como método de pagamento;
-
Informar o valor e a chave Pix do destinatário;
-
Revisar os dados e confirmar a transação.
Com o PIX via WhatsApp, o valor é transferido instantaneamente, e ambas as partes recebem um comprovante da operação. Esse processo torna as transações mais rápidas e seguras para os usuários. Ao receber uma chave Pix pelo WhatsApp, é possível copiá-la facilmente para realizar um pagamento ou transferência no aplicativo bancário.
Basta pressionar a mensagem com a chave e selecionar “Copiar”. O PIX via WhatsApp simplifica o dia a dia, permitindo que os usuários façam transferências sem precisar abrir o app do banco.
Diferença entre o PIX via WhatsApp e o WhatsApp Pay
O PIX via WhatsApp e o WhatsApp Pay podem parecer similares, mas possuem diferenças fundamentais. O WhatsApp Pay não é uma ferramenta de pagamento direta, mas atua apenas como iniciador das transações, facilitando a comunicação entre as contas.
Ao contrário do WhatsApp Pay, o Pix exige que o usuário tenha conta bancária para realizar as transações, que são instantâneas e podem ser feitas a qualquer hora. O sistema é totalmente integrado aos bancos. Enquanto o WhatsApp Pay tem limites de R$1.000 por transação e até R$5.000 mensais, o Pix permite que cada instituição financeira defina os limites para suas transferências.