Comunicado emitido pelo Banco Central muda regras do pix a partir de 1º de janeiro de 2025

SãO PAULO (SP) — Criado em 2020 para garantir maior praticidade nos pagamentos realizados pelos brasileiros, o PIX tem passado por uma série de atualizações. As mudanças estão sendo realizadas pelo Banco Central (BC) como forma de garantir especialmente a segurança dos cidadãos brasileiros que utilizam o meio de pagamentos instantâneo.

Comunicado emitido pelo Banco Central muda regras do pix a partir de 1º de janeiro de 2025. (Imagem: FDR)

Recentemente, o BC informou que realizará uma importante atualização no formato de pagamentos. Após anunciar uma série de mudanças para evitar fraudes e até mesmo golpes usando o PIX, a instituição também anunciou uma nova restrição para o meio de pagamentos.

Saiba o que mudará no PIX e a data para atualização:

  • De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o banco só irá liberar o PIX para bancos que estejam devidamente autorizados para funcionar no Brasil;
  • Atualmente, essa exigência para uso do PIX não existe para as instituições financeiras;
  • Já a mudança deverá entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2025;
  • A atualização será realizada como forma de evitar fraudes e golpes usando o formato de pagamento;
  • Isso porque, com a liberação apenas para instituições autorizadas, será mais fácil realizar a fiscalização de quem utiliza o PIX;
  • Vale lembrar que, no início deste mês, o Banco Central já determinou novas regras para o uso do meio de pagamentos;
  • Agora, apenas os cidadãos que possuem dispositivos devidamente cadastrados podem realizar pagamentos de mais de R$ 200;
  • Segundo o Jornal O Globo, também foi determinado um limite de pagamentos por dia em caso de falta de cadastro;
  • O máximo liberado pelo banco nesse tipo de situação é o total de R$ 1.000 por dia;
  • Caso deseje realizar pagamentos maiores, será preciso que o cidadão realize o cadastro junto ao banco para ter o pagamento liberado. 

“Essas medidas têm como objetivo compatibilizar os requerimentos regulatórios ao nível de exigência operacional requerido para a oferta de pagamentos instantâneos aos clientes, além de tornar mais efetiva a atividade de supervisão exercida pelo BC”, afirmou o BC por meio de nota oficial.

Confira outras informações sobre as regras para pagamento via PIX neste link.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.