Atenção clientes: horários de bancos alterados nos feriados de novembro!

Novembro tem dois feriados nacionais, sendo um novo feriado e outro prolongado. Nas datas o horário de funcionamento dos bancos deve mudar. Assim, algumas operações e pagamento de contas pode estar suspenso.  Por isso os brasileiros precisam se organizar o quanto antes.

O mês de novembro tem feriados nacionais, inclusive um novo onde todo o país deve parar pela primeira vez. Como um deles é prolongado a preparação deve ser ainda mais antecipada.

Geralmente apenas os serviços considerados essenciais continuam funcionando nestes feriados. Isso significa que os brasileiros até poderão ser convocados para trabalhares e nesse caso terão remuneração diferente.

Funcionamento dos bancos nos feriados de novembro

Nos dias de 15 de novembro, sexta-feira, e 20, quarta-feira, todas as agências bancárias estarão fechadas.

No caso do feriado de Proclamação da República, 15, as agências serão reabertas apenas no dia 18, segunda-feira. Enquanto na semana seguinte elas reabrirão na quinta-feira, 21.

Com exceção do Rio de Janeiro, onde as agências bancárias estarão fechadas nos dias 18 e 19 de novembro por causa da 19ª reunião do G20.

As transações via PIX ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a TED, são efetivadas no dia útil seguinte ao feriado. As áreas de autoatendimento também estarão em funcionamento normal.

O que fazer com as contas vencidas no feriado?

A recomendação da Febraban é que os consumidores usem o autoatendimento para o pagamento de contas.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

O diretor afirma que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com data de vencimento para os dias dos feriados poderão ser pagos no dia útil seguinte. Nesse caso, não há cobrança de juros.

Geralmente os carnês dos tributos já são emitidos com datas ajustadas considerando os feriados. Se isso não acontecer o ideal é antecipar o pagamento para evitar os juros.

Atenção clientes: horários de bancos alterados nos feriados de novembro!
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Serviços essenciais que funcionam nos feriados

Enquanto alguns setores, como o comercio, fecham, outros precisam se manter ativos. São os serviços essenciais, como o nome já diz, são atividades necessárias no dia a dia dos cidadãos, como:

  • Tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
  • Assistência médica e hospitalar;
  •  distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
  • Funerários;
  • Transporte coletivo;
  • Captação e tratamento de esgoto e lixo;
  • Telecomunicações;
  • Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
  • Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
  • Controle de tráfego aéreo;
  • Compensação bancária.

Isso significa que essas atividades continuam ativas mesmo nos feriados, a lista acima foi defina pela LEI Nº 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989.

Próximos feriados

Passadas as datas de novembro, os próximos feriados serão o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro e o dia 1º de janeiro, quando é comemorado o Ano Novo/ Confraternização Universal.

Nas duas datas devem ser aplicadas as mesmas regras dos demais feriados. Falando dos serviços públicos, o horário de funcionamento no Final de Ano foi divulgado já, clique aqui e saiba como será o expediente.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.