Atenção, clientes da Caixa Econômica: o banco revelou, na última quinta-feira (7/11), um vazamento de dados pessoais dos seus clientes. Ao total, 644 chaves Pix foram vazadas.
Segundo o Banco Central, as informações vazadas foram: nome do usuário, CPF, agência, número e tipo da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre a Caixa, confira.
Vazamento de dados da Caixa Econômica Federal
-
A Caixa informou que 644 chaves Pix de clientes foram vazadas;
-
Foram vazados: nome do usuário, CPF, agência, número e tipo da conta, data de abertura da conta, além da criação da chave Pix;
-
Porém, não foram expostas: senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais, ou outras informações de sigilo bancário;
-
Essas informações são de “natureza cadastral”;
-
Ou seja, não permitem a movimentação de recursos, nem acesso às contas bancárias;
-
Segundo o Banco Central, o vazamento aconteceu por causa de falhas pontuais no sistema da Caixa;
-
O banco está apurando detalhadamente o caso para que sejam aplicadas medidas de segurança;
-
As vítimas serão notificadas pelo aplicativo ou pelo internet banking;
-
Não serão feitas notificações por e-mail ou ligação.
Novo vazamento de chave PIX atinge 53 milhões de pessoas, Banco Central se pronunciou
Em outubro, o Banco Central comunicou o vazamento da chave PIX de mais de 53 milhões de pessoas.
Segundo o BC, não foram vazados dados sensíveis dos cidadãos, o que representou um alívio muito grande para os clientes.
Os cidadãos foram comunicados sobre o vazamento pela própria instituição responsável. O fato aconteceu no último mês de setembro. As chaves estavam registradas na Qesh Instituição de Pagamento.
Pix deixa de funcionar nestes modelos de celulares em 2025
Os brasileiros se surpreenderam com um anúncio do Banco Central: desde a última segunda-feira (4/11), o pagamento com Pix poderá ser feito com aproximação! Porém, os usuários que não tiverem chaves cadastradas não serão beneficiados com a mudança.
Dessa forma, os usuários da modalidade poderão pagar as suas contas e compras apenas aproximando o celular na maquininha de cartão de crédito e débito.