Bolsa Família começa depósitos de novembro nesta quinta (14/11); saiba quem recebe primeiro

O calendário de pagamentos do Bolsa Família para novembro tem início nessa semana. No entanto, devido a organização do cronograma que é escalonado, nem todos receberão o auxílio nesses próximos dias. Alguns terão que esperar o início da próxima semana.

O calendário do Bolsa Família é organizado com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular. A cada dia útil um final de NIS diferente é beneficiado com o depósito do auxílio em conta no Caixa Tem. Dessa forma, o governo evita superlotação nas agências.

Os depósitos começam pelo número final 1 terminam com o 0. Isso significa que aqueles que possuem como numeração o último dígito 8 ou 9, por exemplo, tendem a receber o benefício no final do mês.

O calendário começa sempre na penúltima semana do mês, porque são pelo menos 10 dias úteis para que todos recebam. Há uma única exceção que permite a antecipação do cronograma, unificando a data de pagamento para o primeiro dia.

Calendário do Bolsa Família para novembro

calendário regular do Bolsa Família em novembro começa no dia 14 e termina apenas no dia 29. Os valores são liberados pela seguinte ordem:

Número final do NIS Data de pagamento
1 14 de novembro
2 18 de novembro
3 19 de novembro
4 21 de novembro
5 22 de novembro
6 25 de novembro
7 26 de novembro
8 27 de novembro

Devido aos dois feriados nacionais que caem em dias de semana, 15 de novembro (sexta-feira) e 20 de novembro (quarta-feira), o calendário precisou ser adiantado. Normalmente os valores começam a ser transferidos a partir do dia 18, mas dessa vez o início é o dia 14.

Quem tem chance de receber o Bolsa Família antecipado?

Ao unificar o calendário do Bolsa Família para um único dia, o governo permite que as famílias que receberiam apenas no final do mês tenham acesso ao auxílio antes. Neste caso, todos recebem no dia 14 de novembro. 

Para isso, essas pessoas precisam morar em cidades onde foi decretada situação de calamidade pública por algum desastre natural.

Usando como referência a organização de outubro, a previsão é que o adiantamento seja liberado para quem vive nos seguintes estados:

  • Rio Grande do Sul: antecipação em 497 municípios, com 683,82 mil domicílios;
  • Sergipe: antecipação em 8 municípios, com 46,19 mil famílias;
  • São Paulo: antecipação em 45 municípios, com 110,79 mil famílias;
  • Amazonas: antecipação em 62 municípios, com 640,49 mil famílias;
  • Acre: antecipação em 22 municípios, com 132,79 mil famílias;
  • Rondônia: antecipação em 52 municípios, com 134,78 mil lares;
  • Paraná: antecipação em 4 cidades, com 6.531 domicílios;
  • Pará: antecipação em 140 cidades, com 1,28 milhão de residências.

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com