O Índice de Progresso Social (IPS) revelou quais são as piores cidades do país para se viver. Os idosos com mais de 60 anos não devem considerar essas cidades como uma boa oportunidade para viver com a aposentadoria.
O IPS é uma ferramenta responsável por avaliar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. São examinados: contexto econômico, aspectos sociais e ambientais. Esses são fatores que afetam diretamente o bem-estar dos brasileiros, inclusive os dos idosos, que precisam manter uma boa qualidade de vida durante a terceira idade.
A especialista Yasmin Nascimento comenta quais são as melhores cidades do país para os aposentados, confira.
Lista de piores cidades do Brasil é revelada
-
O IPS revelou algumas das cidades com as menores classificações em termos de qualidade de vida no Brasil;
-
Elas estão, especialmente, concentradas na Região Norte;
-
Isso porque os estados e municípios da região enfrentam diversos desafios, que precisam de melhorias em diversos setores, como infraestrutura e serviços básicos;
-
O IPS avalia o desempenho dos municípios em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades;
-
Cada uma dessas categorias apresenta diversos componentes que formam o resultado final para cada cidade;
-
Assim, é possível observar o acesso a recursos econômicos e como as cidades atendem às necessidades dos cidadãos em termos de saúde, educação e inclusão social.
Veja a lista das piores cidades para se viver no país:
-
Uiramutã (RR);
-
Alto Alegre (RR);
-
Trairão (PA);
-
Bannach (PA);
-
Jacareacanga (PA);
-
Cumaru do Norte (PA);
-
Pacajá (PA);
-
Uruará (PA);
-
Portel (PA);
-
Bonfim (RR).
Descoberta a cidade brasileira com a melhor qualidade de vida para idosos
Muitos brasileiros aproveitam a chegada da terceira idade e da aposentadoria para viver a tranquilidade que a vida profissional na juventude não conseguia garantir. Para isso, é necessário viver em uma cidade que entregue uma qualidade maior de vida e possibilite diversão e relaxamento na nova era.
A cidade está localizada no litoral paulista: Santos. O município garante a qualidade de vida necessária para essa faixa etária: são oferecidos programas que incentivam atividades físicas, culturais e sociais.