Pix deixa de funcionar nestes modelos de celulares em 2025

Os brasileiros se surpreenderam com um anúncio do Banco Central: a partir desta segunda-feira (4/11), o pagamento com Pix poderá ser feito com aproximação! Porém, os usuários que não tiverem chaves cadastradas não serão beneficiados com a mudança. 

Dessa forma, os usuários da modalidade poderão pagar as suas contas e compras apenas aproximando o celular na maquininha de cartão de crédito e débito.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Pix, comenta.

O Pix por aproximação não funcionará em alguns modelos de celular?

  • Nesta semana, o pagamento pelo Pix por aproximação entra em vigor;

  • Em entrevista ao G1, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o pagamento funcionará como o Google Wallet. “Da mesma forma que você usa a modalidade, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o Pix”;

  • Porém, os brasileiros que não possuírem chaves cadastradas no Pix não poderão utilizar a modalidade.

Pix agendado recorrente: opção passa a ser obrigatória a partir deste mês

Agora, os brasileiros podem contar com uma nova função do Pix: o pix agendado recorrente passou a ser obrigatório para todas as instituições financeiras.

A modalidade é responsável por permitir o agendamento de pagamentos que são feitos com regularidade, como mesada, pensão ou aluguel.

  • A obrigatoriedade já tinha sido publicada pelo Banco Central em dezembro de 2023;

  • Com o pix agendado recorrente, os usuários poderão agendar pagamentos que ocorrem em períodos definidos;

  • O pagamento pode ser agendado para pessoas físicas e jurídicas;

  • Entre os agendamentos, podem ser feitos: mesadas, doações e aluguel entre pessoas físicas, assim como pagamentos para empregados domésticos;

  • As instituições que ainda não oferecem a ferramenta terão até abril de 2025 para se adaptar e implementar.

Mudanças no Pix

Com o objetivo de diminuir os riscos de golpes e fraudes entre os brasileiros, uma nova regra para o Pix acima de R$ 200,01 entrou em vigor na última sexta-feira (1/11). As mudanças já foram anunciadas pelo Banco Central. 

Outras informações sobre o Pix estão disponíveis aqui no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).