Recado para quem tem ansiedade: saiba que você pode ser afastado do trabalho e receber auxílio do INSS

A ansiedade, um mal cada vez mais comum nos dias de hoje, ganhou um novo capítulo em relação aos direitos trabalhistas. Uma notícia que viralizou nas redes sociais trouxe à tona a questão: pessoas com ansiedade podem ser afastadas do trabalho e receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? A resposta é sim, e a informação é verdadeira.

Recado para quem tem ansiedade: saiba que você pode ser afastado
do trabalho e receber auxílio do INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, em novembro de 2023, o Ministério da Saúde incluiu a ansiedade na lista de doenças relacionadas ao trabalho. Isso significa que, em casos comprovados por perícia médica, a ansiedade pode ser considerada uma doença ocupacional, dando direito a benefícios previdenciários.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira. Conheça as regras do auxílio-doença no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quais os benefícios para quem tem ansiedade?

Pessoas com diagnóstico de ansiedade e incapacidade para o trabalho podem solicitar:

Como solicitar o benefício?

Para solicitar o benefício, é necessário passar por uma perícia médica no INSS. O perito avaliará a gravidade da doença, a capacidade laborativa e a necessidade de afastamento do trabalho.

É importante ressaltar que:

  • A liberação do benefício depende da avaliação do perito médico;
  • A perícia médica irá avaliar se a ansiedade está relacionada ao ambiente de trabalho;
  • O valor do benefício varia de acordo com o salário de contribuição do segurado.

Vale lembrar que se você sofre com ansiedade, é fundamental buscar ajuda de um profissional de saúde. O tratamento adequado pode melhorar significativamente a qualidade de vida e permitir o retorno às atividades laborais.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.