Notícia para quem precisa trocar de RG e quer pagar menos

Existem algumas situações em que o RG (Registro Geral) precisa ser trocado. Neste caso, o pedido de emissão de uma nova via do documento gera custos para o solicitante. A única forma de conseguir a isenção é trocando o RG pela nova carteira de identidade. 

A nova carteira de identidade, a CIN (Carteira de Identificação Nacional) tem como benefício a isenção para emitir a primeira via. Ou seja, qualquer pessoa que for solicitar o documento não vai precisar pagar nada por ele. 

Porém, a CIN ainda não é obrigatória, e só começa a ser exigida a partir de 2032. Por isso, quem quiser continuar usando o seu RG atual tem essa opção. Ou ainda, pode ir até o órgão emissor de documentos do seu estado e solicitar uma nova via do RG, mas pagando por isso. 

Cada estado cobra uma quantia diferente, normalmente o valor chega a R$ 60. Há a opção de assinar um atestado de pobreza, informando que não tem condições de pagar pela taxa, e então fica isento da cobrança. 

O que muda para quem for emitir a nova Carteira de Identidade?

Hoje, ao procurar o órgão responsável para a emissão de novo documento de identidade ainda é possível optar por usar o RG

Porém, quem escolher a nova carteira de identidade terá reservados benefícios como:

Passo a passo para emitir a nova Carteira de Identidade

A troca do RG é necessária em situações como: passados 10 anos da última emissão, inclusão do sobrenome de casada (o), troca do nome ou sexo, exclusão de um sobrenome. 

Nos dois casos, seja do CIN ou do RG, é necessário aguardar a emissão do documento que dura em torno de 5 a 25 dias úteis. 

A primeira via é totamente gratuita, e o passo a passo para emissão incluí:

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile