PIX com função revolucionária é anunciada! Será possível rastrear, bloquear e restituir valores de GOLPES

Método mais comum de pagamento no Brasil, ultrapassando inclusive o cartão de crédito, o PIX está em constante desenvolvimento. A ferramenta de pagamento instantânea permite a liberação quase automática de pagamentos e transferências. Por isso, é essencial que alguns cuidados sejam tomados ao realizar o uso do método de pagamentos.

Nesta semana, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto anunciou que, em breve, o PIX contará com novas ferramentas de segurança. As medidas se somam as novidades lançadas recentemente pela instituição e que podem ser conferidas nesta matéria.

Confira quais serão as novas ferramentas do PIX:

  • De acordo com o presidente do Banco Central, o PIX passará a contar com as funções de rastreio e bloqueio de valores;
  • Além disso, também será disponibilizada uma ferramenta para restituir pagamentos em casos de fraudes;
  • Segundo Campos Neto, em entrevista ao Jornal O Globo, ainda não existe previsão de liberação das novas funções;

“Estamos trabalhando nessa nova funcionalidade que vai permitir o rastreamento, bloqueio e devolução de valores. Vamos anunciar em breve”, afirmou.

  • Para colocar o novo método de segurança em prática, os bancos deverão seguir manuais que indicam os indícios de fraude;
  • Dessa forma, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, caso uma operação seja marcada como suspeita, as opções ficarão disponíveis para o cidadão;
  • O presidente do Banco Central aproveitou para detalhar o funcionamento do novo sistema de segurança;

“Através do nosso banco de dados, e com outras ferramentas, incluindo inteligência artificial, a gente começa a identificar padrões de fraude. Temos como identificar esses padrões de tal forma que a gente poderá antecipá-los “, explicou ele, que disse que o sistema irá permitir a criação do novo recurso de segurança.

Veja outras informações sobre essa função do PIX neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.