O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS anunciou uma força-tarefa de atendimento aos titulares do BPC. A medida deve ajudar os cidadãos com informações sobre o desbloqueio do benefício. Servidores de todo o país estão sendo mobilizados.
Uma força-tarefa será montada pelo INSS para atendimento dos titulares do BPC que tiveram o benefício bloqueado. A medida acontece após as Agências da Previdência Social (APS) ficarem locadas de pessoas em busca de informações.
A decisão foi tomada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, apresenta mais informações sobre o BPC, confira.
Atendimento aos titulares do BPC é ampliado
- Desde que a revisão de benefício começou muitas pessoas já tiveram o BPC bloqueado.
- A medida é adotada quando o titular está há, pelo menos, 2 anos sem atualizar seus dados.
- 517.571 pessoas correm o risco de perder o depósito atualmente.
- A grande procura pelas agências da Previdência, justamente pelo bloqueio do benefício, levou o INSS a adotar uma força-tarefa em todo o país.
- Apesar do BPC ser pago pelo INSS, na verdade ele é um benefício assistencial do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS).
- Por isso, a atualização de informações e o cadastro só podem ser feitos no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município.
- Os titulares que comparecerem às agências da Previdência receberão orientações e terão o atendimento agendado.
- O BPC deve ser desbloqueado dentro de 72 horas.
- Os beneficiários do BPC também podem ligar para a Central 135, ligação gratuita, informando que a atualização/cadastro está em andamento. Nesse caso o desbloqueio é feito em até três dias, informa o INSS.