Enem 2024: Pedidos de reaplicação serão feitos na próxima semana, veja quem tem direito

No primeiro dia de Enem 2024 pouco mais de 26% dos inscritos faltaram. Muitos deles poderão solicitar a reaplicação das provas, que acontece apenas em 2025. Esse recurso é gratuito e garante que o estudante tenha uma nota que poderá ser usada na conquista de um curso superior.

Após o primeiro de aplicação das provas, o levantamento preliminar do INEP aponta que 26,6% dos inscritos no Enem 2024 não compareceram nos locais de prova. Essa é a menor abstenção (desistência) das últimas edições. Isso representa um aumento de 1,5% de participantes em relação a edição do ano passado.

Quem participou dessa edição deve receber um bônus de R$ 200. Por outro lado, quem não participou do primeiro dia até pode comparecer no segundo. Contudo, essa participação servirá apenas para autoconhecimento.

Reaplicação do Enem 2024

Enem 2024: Pedidos de reaplicação serão feitos na próxima semana, veja quem tem direito
(Imagem: FDR)

Estudantes prejudicados por problemas logísticos podem solicitar a reaplicação. São considerados motivos para aprovação do pedido:

Além disso, os estudantes com doenças infectocontagiosas também podem pedir a reaplicação:

“Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. O participante será considerado ausente e as notas das provas realizadas servirão apenas para autoavaliação”, informa o INEP.

Como pedir a reaplicação do Enem 2024?

Os pedidos podem ser feitos de 11 a 15 de novembro pela Página do Participante

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile