Um pagamento inédito do INSS está prestes a beneficiar aposentados e pensionistas que começaram a receber seus direitos a partir de junho deste ano. A novidade inclui o 13º salário em parcela única, programado para novembro.
Esse pagamento inédito do INSS será realizado de acordo com o calendário tradicional, começando em 25 de novembro. Primeiro, serão contemplados aqueles que recebem um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412.
Começou no dia 2 de novembro, a vez dos beneficiários que ganham acima do mínimo, com os depósitos se encerrando em 6 de dezembro. Ao todo, 1,7 milhão de pagamentos serão feitos, movimentando cerca de R$ 1,3 bilhão.
Esse pagamento inédito do INSS também se aplica a benefícios como auxílio-doença e auxílio-acidente, mas com valores proporcionais ao período em que foram concedidos até a data do depósito. O 13º completo será pago em novembro.
Quem terá acesso ao pagamento inédito do INSS?
O pagamento inédito do INSS já contemplou mais de 33 milhões de beneficiários em abril e maio, com a antecipação do 13º salário que se tornou comum desde 2020, em razão da pandemia. A gratificação inclui aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios por incapacidade.
Quem se aposentou ou passou a receber um benefício previdenciário entre junho e outubro será contemplado com o pagamento de forma única, entre 25 de novembro e 6 de dezembro. Beneficiários que devem recolher Imposto de Renda terão o desconto, mas há isenção para quem ganha até dois salários mínimos ou possui doenças graves.
Calendário do pagamento inédito do INSS
Para quem recebe um salário mínimo
-
Final 1: 25 de outubro;
-
Final 2: 28 de outubro;
-
Final 3: 29 de outubro;
-
Final 4: 30 de outubro;
-
Final 5: 31 de outubro;
-
Final 6: 1º de novembro;
-
Final 7: 4 de novembro;
-
Final 8: 5 de novembro;
-
Final 9: 6 de novembro;
-
Final 0: 7 de novembro.
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
-
Final 1 e 6: 1º de novembro;
-
Final 2 e 7: 4 de novembro;
-
Final 3 e 8: 5 de novembro;
-
Final 4 e 9: 6 de novembro;
-
Final 5 e 0: 7 de novembro.