Festa confirmada para quem tem +55 anos: nova lei da aposentadoria muda a idade mínima para trabalhadores registrados

Uma grande notícia para os trabalhadores brasileiros que atuam em ambientes com condições prejudiciais: a partir de 2024, será possível se aposentar aos 55 anos! Essa conquista representa um avanço significativo para quem trabalha em atividades que expõem à saúde a agentes nocivos, como ruído, produtos químicos e agentes biológicos.

A nova lei da aposentadoria especial beneficia trabalhadores que exercem atividades em condições insalubres ou perigosas, comprometendo sua saúde a longo prazo. Profissionais da indústria, construção civil, saúde e segurança do trabalho, por exemplo, podem se enquadrar nesse perfil.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria especial, confira.

Como funciona a nova regra?

Para se aposentar aos 55 anos, é necessário comprovar que trabalhou em condições prejudiciais à saúde por um período mínimo determinado em lei. A avaliação será feita por um perito médico do INSS, que analisará a documentação apresentada pelo trabalhador.

Quais os benefícios dessa nova lei?

Como solicitar a aposentadoria especial?

Para solicitar a aposentadoria especial, o trabalhador deverá procurar uma agência do INSS e apresentar a documentação necessária, como:

Outras opções de aposentadoria

Além da aposentadoria especial, o INSS oferece outras modalidades de aposentadoria, como:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile