Você sabia que milhões de reais em benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão sendo devolvidos aos cofres públicos? Isso acontece porque muitos beneficiários não sacam seus valores dentro do prazo estabelecido por lei.
Assim, a legislação determina que os benefícios do INSS que não forem sacados por 60 dias consecutivos devem ser devolvidos ao Instituto. Essa medida tem o objetivo de evitar fraudes e garantir que o dinheiro seja destinado aos beneficiários que realmente têm direito.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.
Por que isso acontece?
Existem diversos motivos que levam os beneficiários a não sacarem seus benefícios:
- Falta de informação: muitos beneficiários não sabem que precisam sacar o valor dentro do prazo;
- Dificuldade de acesso: algumas pessoas têm dificuldade de acessar os locais de pagamento ou não possuem conta bancária;
- Problemas com a documentação: em alguns casos, pode haver algum problema com a documentação do beneficiário, o que impede o saque.
Como evitar que isso aconteça com você?
- O INSS envia comunicados informando sobre os prazos para saque dos benefícios. Fique atento a essas informações e realize o saque dentro do prazo estipulado;
- É fundamental manter seus dados cadastrais no INSS sempre atualizados, principalmente o endereço e o número da conta bancária;
- Caso você mude de endereço ou de conta bancária, comunique imediatamente ao INSS para evitar problemas com o recebimento do benefício;
- Se você tiver alguma dificuldade para sacar seu benefício, procure a ajuda de um familiar, amigo ou profissional para te auxiliar.
Como recuperar o benefício?
Se você deixou de sacar algum benefício do INSS, não se preocupe! É possível regularizar a situação e receber o valor que lhe pertence. Para isso, você deve entrar em contato com o INSS e apresentar a documentação necessária para comprovar seu direito ao benefício.
O que fazer?
- Acesse o aplicativo Meu INSS e consulte seu extrato de pagamento e verifique se há algum valor disponível para saque;
- Ligue para o 135;
- Procure uma agência do INSS.