Existem regras dentro do Bolsa Família que são chamadas de condicionalidades. Isso é, condições para que o benefício continue sendo pago para aquele grupo. Entre essas obrigações está a atualização da caderneta de vacinação das crianças, jovens, gestantes e mulheres.
A fim de garantir o bem estar, e acompanhar a saúde das pessoas vulnerávies que recebem o Bolsa Família, o governo federal faz algumas exigências. Entre elas, a atualização da caderneta de vacinação das crianças, jovens, gestantes e mulheres.
As crianças até 1 ano de idade precisam ser vacinadas mensalmente, a partir disso passam a participar apenas das vacinas de campanha, como contra a poliomelite, H1N1 e etc. E aos 4 anos outra imunização que é obrigatória pelo calendário vacinal.
Com o intuito de aumentar o número de vacinados no país, o governo inseriu como condição para se manter no Bolsa Família a atualização da caderneta de vacinação. Caso não cumpram com essa obrigação, eles podem ser excluídos.
Como atualizar a caderneta de vacinação?
Para saber quais vacinas a criança e os outros membros da família não tomaram, o titular do Bolsa Família deve:
- Comparecer até o posto de saúde mais próximo. Caso não tenha uma caderneta de vacinação, basta informar o número do seu CPF, ou ainda, apresentar a certidão de nascimento da criança;
- Feito isso, o funcionário vai verificar quais imunizações precisam ser tomadas e aplicar na criança, jovem, gestante ou mulher;
- Se o número de vacinas atrasadas for grande, o funcionário do posto pode aconselhar que as vacinas sejam dadas em dias diferentes por conta dos efeitos colaterais;
- Com a caderneta atualizada, os dados dessas pessoas serão repassados do Ministério da Saúde para o Ministério de Desenvolvimento Social.
O que acontece se não atualizar a caderneta de vacinação de quem recebe Bolsa Família?
Quem recebe o Bolsa Família e permitiu que a caderneta de vacinação dos seus dependentes esteja desatualizada, corre o risco de perder o seu auxílio.
- O governo vai bloquear o salário daqueles que estiverem com os dados de saúde desatualizados;
- O titular tem o prazo de 30 a 90 dias para fazer a atualização da caderneta;
- Feito isso, deve levar a caderneta até a unidade do CRAS para atualizar os dados do Cadastro Único e voltar a receber.