INSS Alerta: 517.571 titulares podem ter o benefício bloqueado

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — INSS está notificando cidadãos que podem ter o benefício bloqueado. Ao todo, segundo o Instituto, 517.571 estão nesta lista. Quem já teve o benefício bloqueado pode regularizar a situação com uma ação simples.

Quem recebe pagamentos do INSS precisa ficar de olho para não perder o depósito mensal. O Instituto divulgou informações sobre o bloqueio de benefícios com dados desatualizados. De 640.686, apenas 71.237 tomaram ciência da notificação.

Bloqueio de benefício do INSS

INSS Alerta: 517.571 titulares podem ter o benefício bloqueado
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
  •  73.197 titulares do BPC já fizeram a atualização de dados de forma espontânea.
  • Contudo, ainda faltam 517.571 que ainda não atualizaram os dados.
  • O Benefício de Prestação Continuada destas pessoas poderá ser bloqueado, caso a atualização não seja feita, informou o INSS.
  • Essa atualização deve ser feita por quem está com dados desatualizados há mais dois anos.
  • A consulta para descobrir se o nome está nesta lista pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, basta usar o número do CPF, não é necessário fazer o login.

“A lei determina que as atualizações cadastrais do BPC devem ocorrer de dois em dois anos. O que os ministérios do Desenvolvimento Social e da Previdência estão fazendo é seguir e regra legal”, afirma Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

BPC bloqueado, e agora?

  • Se o BPC já foi bloqueado a orientação é que o titular procure uma unidade do CRAS e não o INSS.
  • Na unidade é necessário apresentar os documentos solicitados, confira quais são eles.
  • Também é possível ligar para a Central 135.
  • Em caso de ligação informando sobre a regularização, o BPC será desbloqueado dentro do prazo de até 72 horas.

O INSS publicou uma cartilha com informações para os titulares do BPC, informa a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, veja como permanecer recebendo os depósitos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com