13º salário antecipado para beneficiários do INSS: 30 milhões serão beneficiados

Direito dos aposentados e pensionistas do Brasil, o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante uma renda extra para os segurados pelo órgão federal. Pago de forma anual, o benefício possibilita que esses cidadãos recebam um adicional no mesmo valor do pagamento mensal.

13º salário antecipado para beneficiários do INSS: 30 milhões serão beneficiados. (Imagem: FDR)

Neste ano, cerca de 30 milhões de cidadãos foram beneficiados com o pagamento realizado pelo órgão federal. Apesar de estar previsto para ser liberado apenas no segundo semestre do ano, o benefício foi disponibilizado já durante os primeiros meses, garantindo o valor extra na conta bancária dos aposentados e pensionistas.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o pagamento foi disponibilizado ainda durante os meses de abril e maio. Dessa forma, o cidadão teve acesso aos recursos de forma conjunta com o seu pagamento mensal daqueles meses. Assim, não existe previsão para uma nova liberação ainda em 2024.

Veja o que se sabe até agora sobre o 13º do INSS em 2025:

  • Para o próximo ano, o calendário oficial de pagamentos ainda não foi apresentado pelo Governo Federal;
  • No entanto, a perspectiva é de que ele mantenha como datas oficiais de liberação os meses de agosto e novembro, assim como ocorreu em 2023;
  • Apesar do cronograma, o Governo Federal tem optado por adiantar a liberação de recursos;
  • Dessa forma, a expectativa é de que o pagamento seja disponibilizado também no primeiro semestre do ano;
  • A medida tem sido tomada como forma de aquecer a economia durante o período de menor movimento;
  • Isso porque o pagamento do 13º salário do INSS movimenta uma grande quantia de dinheiro;
  • Por isso, a recomendação é de que os cidadãos permaneçam atentos para saber quanto deverão ser contemplados com um novo depósito.

Confira outras informações sobre o pagamento do 13º salário do INSS neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.