Responsável por realizar diversos pagamentos para os aposentados e pensionistas brasileiros, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também libera o 13º para os seus segurados. O benefício, que é um direito de grande parte dos cidadãos que recebem pagamentos pelo INSS, representa uma parcela extra no mesmo valor do pagamento mensal.
Com a proximidade do final de ano, é comum que muitos segurados se questionem sobre a liberação desses recursos. No entanto, neste ano de 2024, o pagamento já foi realizado pelo INSS. Apesar do calendário inicial prever o depósito do benefício apenas no segundo semestre, as datas foram antecipadas.
Dessa forma, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o pagamento foi disponibilizado já durante os meses de abril e maio. Os recursos foram depositados em conjunto com o pagamento mensal na conta bancária onde o benefício é liberado para o segurado. Consulte nesta matéria outras informações sobre os pagamentos passados do INSS.
Entenda como será realizado o pagamento do 13º do INSS em 2025:
- Como a liberação já foi efetuada, é comum que os segurados se perguntem quando a nova rodada será liberada;
- Por enquanto, o calendário oficial de pagamentos para o ano de 2025 ainda não foi divulgado pelo órgão federal;
- Dessa forma, não é possível precisar quando os recursos serão depositados em conta;
- No entanto, com base nos calendários anteriores, é possível afirmar que o novo cronograma deverá estabelecer a liberação durante o segundo semestre do ano;
- Apesar disso, o INSS tem adotado uma política de antecipar a liberação de recursos para o primeiro semestre;
- Com a medida, os depósitos estão sendo realizados entre os meses de maio e junho;
- A expectativa é de que a mesma tendência seja seguida pelo órgão federal para o próximo ano.
Confira outras informações sobre os pagamentos realizados pelo INSS neste link.