Conquistar uma aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante que o trabalhador possa contar com pagamentos periódicos que são disponibilizados pelo órgão. No entanto, em alguns casos é preciso que o cidadão realize um mínimo de contribuições ou tenha uma idade mínima para solicitar o benefício.
Apesar dessa restrição, alguns trabalhadores podem abrir a solicitação do benefício do INSS de forma antecipada e garantir o seu descanso remunerado. Isso porque, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, algumas profissões têm o direito de realizar a solicitação da aposentadoria antes do mínimo que é exigido atualmente para os demais trabalhadores.
Dessa forma, é preciso que o cidadão permaneça atento para saber se tem direito ao benefício e realizar o pedido de aposentadoria antecipada. Em alguns casos, o benefício pode ser solicitado já a partir dos 50 anos. Chamada de aposentadoria especial, o modelo está disponível pelo INSS para os trabalhadores que realizam atividades consideradas perigosas ou que trazem risco para a saúde.
Saiba quais profissões têm direito a aposentadoria especial do INSS:
- Um dos principais requisitos para ter o pagamento liberado é que o trabalhador realize atividades em condições insalubres ou perigosas;
- Para tal, ele precisará comprovar que o seu trabalho exige a exposição a agentes nocivos à saúde;
- Podem ser considerados como prejudiciais os seguintes agentes: ruído, poeira, produtos químicos e radiação, por exemplo;
- A idade mínima exigida pelo INSS varia de acordo com o nível de risco da atividade.
Veja a lista de profissões que permitem a aposentadoria antecipada:
- Indústria: metalúrgicos, químicos, petroquímicos, têxteis, mineradores, etc;
- Saúde: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de laboratório, etc;
- Construção civil: pedreiros, eletricistas, pintores, etc;
- Transporte: motoristas, ferroviários, marítimos, etc;
- Outras áreas: bombeiros, policiais, vigias, etc.
Consulte outras informações sobre como realizar o pedido da aposentadoria especial do INSS neste link.