Voa Brasil expande oferta: 3 milhões de bilhetes para aposentados em 2025

Em três meses de Voa Brasil foram vendidas 16 mil passagens para aposentados, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. A meta é conseguir oferecer até 3 milhões de bilhetes para esse público por ano. Não há custo nenhum para o governo federal. 

O programa Voa Brasil é administrado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, e conta com a parceria das principais companhias aéreas do país, como a Gol, a Latam e a Azul. Lançado em julho de 2024, o projeto já permitiu a compra de 16 mil passagens por R$ 200. 

O intuito é formentar a economia desse setor, ao trazer novos passageiros. Além de proporcionar o acesso a viagem de avião que muitas vezes é inviável para os brasileiros, devido aos custos. Neste caso, o trecho saí por R$ 200, podendo ser mais barato que uma viagem de ônibus.

Não há custo nenhum para o governo federal porque as próprias companhias é que oferecem as passagens nestas condições. São reservados assentos em voos menos concorridos, com horários menos procurados, e em dias com menor movimento. Isto é, assentos que estariam vazios. 

Quem pode comprar uma passagem pelo Voa Brasil?

Inicialmente, o programa Voa Brasil vai atender um único público que são:

A previsão do governo era conseguir vender 3 milhões de passagens aéreas em um ano, e que o programa poderia atender 23 milhões de pessoas.

No entanto, a adesão do público não foi como o imaginado, e menos aposentados do que o esperado têm demonstrado interesse na compra. 

Os planos do governo são de ampliar o público-alvo do programa e permitir que a partir de 2025 os universitários de baixa renda também se beneficiem das passagens a preço popular. 

Como comprar as passagens aéreas pelo Voa Brasil 

A compra da passagem aérea pelo Voa Brasil é feita em um site específico. Segundo dados do governo, os destinos mais procurados são o Sudeste (44%) e o Nordeste (40%). A cidade de São Paulo lidera, com a compra de 4.559 passagens. 

Para usufruir destes bancos basta seguir o passo a passo:

Podem ser comprados dois bilhetes por ano

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile