Se você está por dentro dos grupos que divulgam oportunidades de viagens no WhatsApp GB e no Facebook, já deve estar mais do que convencido que a Cidade Maravilhosa, apesar de todos os seus problemas mal resolvidos, ainda é um dos melhores destinos para passar o fim do ano.
Além das praias maravilhosas que deslumbram a todos os que decidem fazer passeios no Rio de Janeiro e a maior queima de fogos do Réveillon, o Rio encanta os turistas por ser uma das cidades mais bem preparadas para o turismo, em todo o país – embora ainda haja alguns problemas que podem elevar ainda mais seu patamar.
A Cidade Maravilhosa já esteve na lista das 10 piores cidades no que tange saneamento básico, causando reclamações entre moradores e turistas quanto ao mau odor que podia ser sentido em muitas de suas ruas.
Contratar uma desentupidora para realizar desobstrução de bocas de lobo e caixas de gordura fazia parte do dia a dia de comerciantes que lutavam para não sofrer com a perda de clientes, e não eram apenas eles que precisavam contratar esse tipo de serviço.
A própria prefeitura, em inúmeras ocasiões, ainda precisa contar com a ajuda de alguma empresa desentupidora de esgoto para auxiliar no funcionamento normal de prédios públicos, mas essa questão já foi muito pior.
Hoje, a cidade sofre muito menos com a questão do mau cheiro causado pelas obstruções de esgoto, e quem visita o Rio, se depara com uma cidade muito mais limpa.
A maior queixa dos turistas e moradores, agora, é a respeito da criminalidade – principalmente em relação à naturalidade com que acontecem furtos de celulares e bicicletas, nas mais variadas regiões.
A distribuição de renda do Rio de Janeiro é bastante desigual. A mesma cidade que possui um dos metros quadrados mais caros do país, também conta com mais de 500 mil pessoas que ainda precisam do Bolsa Família para suprir suas necessidades básicas.
Embora a criminalidade não possa ser justificada por nenhum motivo, em uma cidade em que as pessoas possuem um custo de vida relativamente alto e que boa parte da população não conta com uma renda que lhes garanta segurança, torna-se mais comum que algumas pessoas, já com índole duvidosa, encontrem na criminalidade uma forma de conseguir recursos.
Isso torna o Rio de Janeiro um destino ruim para viagens?
De forma alguma!
O Rio é tão maravilhoso que, mesmo sendo uma cidade que apresenta problemas (como todas as outras), oferece muito mais alegrias do que se pode imaginar.
Passear no calçadão da orla carioca e encontrar várias celebridades fazendo suas caminhadas diárias, se deitar ao sol nas praias de Copacabana e Ipanema – que, diga-se de passagem, são mais do que praias, são histórias vivas -, subir aos pés do Cristo Redentor (uma experiência inesquecível), contemplar a vista incomparável na descida do bondinho do Pão de Açúcar, assistir uma partida no Maraca…
Cada passeio realizado no Rio de Janeiro é um evento que marca para sempre a história de seus visitantes. Há tanto para ver e viver na Cidade Maravilhosa, que quem a visita, torna-se incapaz de questionar este título.
Assinado: Bruna Bozano