Planeja fazer compras na Black Friday? Veja como evitar ‘Black fraude’ ao comprar on-line com pix

Pesquisa mostrou como está a preparação para a Black Friday 2024, onde o pagamento com PIX segue em alta. Aos poucos as lojas estão anunciando as promoções, em muitas as ofertas devem durar todo o mês de novembro. Veja dicas para não cair na “Black Fraude”.

Com a proximidade da Black Friday 2024 aumenta a expectativa entre os consumidores. Aos poucos as lojas já estão anunciando como serão suas companhas. Em muitas as ofertas já começaram.

Neste ano a grande tendência 41% dos brasileiros devem fazer o pagamento com dinheiro, e outros 37% pretendem usar o PIX, afirma a CNN.

Antes mesmo das ofertas serem anunciadas os consumidores já estavam se preparando, as principais medidas foram as pesquisar e a reserva de dinheiro. Nesta Black, o valor médio das compras dos brasileiros deve ser de R$ 500.

“Black Fraude”

Planeja fazer compras na Black Friday? Veja como evitar ‘Black fraude’ ao
comprar on-line com pix
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A campanha ganhou esse nome de “Black Fraude” após os consumidores perceberem que muitas ofertas são enganosas. Algumas empresas aumentam o valor do produto dias antes da promoção para depois “aplicarem descontos”.

No fim das contas o produto acaba saindo pelo valor inicial e o consumidor, que geralmente não pesquisa, acaba “levando gato por lebre”.

Essa pratica chamada de maquiagem dos preços é crime segundo o Art. 67 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê multa e até detenção para quem praticar.

Dicas para não cair na “Black Fraude”

Pesquise os preços com antecedência

Como nesse sistema acontece um aumento de preços antes da promoção, o consumidor pode fazer uma pesquisa com antecedência. Três estratégias podem ser adotadas:

  1. Fazer a pesquisa e salvar prints do produto com o preço visível ou tirar fotos;
  2. Colocar o produto no carrinho e ir monitorando o preço;
  3. Usar aplicativos de busca de ofertas, como o Buscapé.

Faça comparações de preços

Não basta pesquisar em uma única loja, é necessário conferir os preços em várias. A partir disso o consumidor pode comprar os preços. No momento de uma segunda pesquisa também é interessante fazer essa comparação novamente.

Vale até ter uma lista de desejos com os itens que você gostaria de comprar em oferta. Confira agora quais são os produtos mais buscados pelos brasileiros neste ano.

Planeja fazer compras na Black Friday? Veja como evitar ‘Black fraude’ ao
comprar on-line com pix
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Confira o preço final do produto

Seja na compra presencial ou na virtual, confira se o preço que aparece na hora de fazer o pagamento é o mesmo do anúncio. Caso tenha alguma diferença, além do valor do frete, questione o vendedor.

Não acesse links desconhecidos

Viu um anunciou imperdível na rede social, recebeu um e-mail ou mensagem de uma loja que não conhece? Cuidado, pode ser golpe.

Para quem deseja fazer compras pela primeira vez em um site existem algumas medidas que devem ser adotadas.   

Encontrei uma oferta falsa, e agora?

Foi virtual? Então, tire print da tela, caso seja presencial tire fotos. Após isso o consumidor deve procurar a unidade do Procon responsável pelo seu município e fazer a denúncia.

Mas, lembre-se, sua denúncia ganha mais força quando você reúne provas seja uma conversa, uma foto ou um print.

Ainda não se preparou para a Black Friday 2025? Nesta matéria você confere diversas dicas que vão te ajudar a aproveitar as ofertas.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.