Moradores do interior têm prazo de 45 dias para garantir benefício de R$1212 no CadÚnico

Atenção, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada)! Se você reside em uma cidade com até 50 mil habitantes e recebe o BPC, fique atento aos prazos para atualização do CadÚnico. Os beneficiários têm um prazo de 45 dias para garantir o benefício de R$1212 oferecido pelo Governo Federal, confira mais detalhes no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

A medida faz parte de um esforço para identificar e cadastrar famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo a elas o acesso aos valores pagos pelo benefício.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o CadÚnico, confira.

CadÚnico

O CadÚnico é uma base de dados do governo que reúne informações sobre famílias de baixa renda. Ele é a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Bolsa Família e o próprio BPC. A atualização regular do cadastro garante que as famílias continuem tendo acesso a esses recursos.

Ao atualizar os dados, o beneficiário garante que as informações sobre sua renda e composição familiar estão corretas, o que é essencial para a avaliação da sua elegibilidade para o benefício.

O prazo para atualizar o CadÚnico varia de acordo com o tamanho da cidade:

  • Cidades com até 50 mil habitantes: 45 dias;
  • Cidades com mais de 50 mil habitantes: 90 dias.

Como atualizar o CadÚnico?

Para atualizar o CadÚnico, você deve procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa com os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento de identidade (RG ou certidão de nascimento);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda de todos os membros da família.

O que acontece se eu não atualizar o CadÚnico?

Se você não atualizar o CadÚnico dentro do prazo, o seu benefício pode ser bloqueado. Para reativar o benefício, será necessário passar por um novo processo de avaliação.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.