Lula quer botar as mãos em Fundo de Pensão e põe medo em aposentados por empresas do Governo

Conseguir uma aposentadoria por um órgão público garante diversos benefícios para o trabalhador. Além de um maior valor de benefício mensal, o cidadão também pode contar com um fundo de pensão que garante benefícios durante o fim das suas atividades profissionais.

Lula quer botar as mãos em Fundo de Pensão e põe medo em aposentados por empresas do Governo. (Imagem: FDR)

No entanto, um projeto do Governo Federal que poderá modificar o uso dos recursos dos fundos de pensão trouxe apreensão para os cidadãos que são aposentados por órgãos federais. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida apresentada vem sendo questionada pelas entidades que representam tanto os trabalhadores quanto os aposentados e pensionistas.

Atualmente, os trabalhadores que conseguem vagas formais de emprego em estatais possuem maior segurança financeira. Isso porque, além do alto salário, eles também podem contar tanto com a aposentadoria pelo INSS quanto pelo órgão onde estão empregados.

Além disso, outros benefícios costumam ser disponibilizados pela empresa ao longo da carreira. Por isso, uma eventual modificação trouxe grande apreensão para os trabalhadores de estatais que decidiram se manifestar de forma contrária a mudança

Entenda a proposta de mudança para os fundos de pensão das estatais:

“Os recursos dos fundos de pensão são privados. Não são recursos públicos à disposição do Orçamento da União para aplicação em projetos de seu interesse. Destinam-se, unicamente, ao pagamento de benefícios de aposentadoria complementar concedidos e a conceder”, afirma o manifesto organizado pelos funcionários e aposentados.

Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis para servidores públicos neste link.

 

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile