Empresas lançam Black Friday no começo do mês e confundem clientes: vale a pena esperar?

Seguindo a tradição norte americana, a Black Friday só é comemorada na última sexta-feira do mês de novembro. No entanto, o comércio varejista do Brasil aproveita essa temporada para antecipar as vendas, e divulga as promoções antes da data que seria a original. 

black friday
Empresas lançam Black Friday no começo do mês e confundem clientes: vale a pena esperar?
(Foto: FDR)

Nos Estados Unidos, onde a Black Friday foi criada, o dia de promoção é marcado sempre para uma semana depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil a última sexta-feira do mês de novembro também é reservada para aplicar as melhores promoções, mas o evento pode começar antes.

O varejo usa termos como “Esquenta Black Friday” para disponibilizar os produtos antes da data que seria a oficial. A situação que pode ser bem aproveitada, no entanto, tem gerado alguns questionamentos nos consumidores se de fato vale a pena comprar antes ou depois. 

Antecipação das vendas na Black Friday

De acordo com a explicação de Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, ao InfoMoney, é comum que as empresas passem a lançar as promoções logo depois do Dia das Crianças. 

O processo é feito para captar clientes, fazer com que aquele consumidor enxergue a marca, e queira se aproximar. A partir disso, a relação fica mais próxima e as chances de vender na Black Friday aumentam. 

Há poucos anos, era Black Friday e Cyber Monday (focada em produtos eletrônicos). Depois, começou a ter o Black November e, agora, já podemos observar varejistas iniciando a Black Friday, já em outubro, com tudo. É questão de o consumidor pesquisar e comparar“, explicou. 

Além disso, ao longo do ano as próprias empresas já criam datas específicas para o lançamento de promoção, queima de estoque e outros tipos de campanhas que estimulam as compras. Por exemplo, a Shopee que mensalmente cria o dia promocional, em novembro será 11/11. 

Vale a pena comprar antes da data oficial da Black Friday?

Na verdade, sim. O entendimento do especialista Fernado Moulin é de que não é a Black Friday que torna a compra interessante, mas sim o desconto que a empresa está dando

Ou seja, antes mesmo da data oficial do evento a loja pode liberar uma condição de compra muito boa, e que vale a pena o cliente aceitar. 

A dica é pesquisar. Procurar concorrentes daquela mesma marca, verificar valor de frete para compras online, identificar quando vale a pena fazer a compra, e etc. 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile