Seguindo a tradição norte americana, a Black Friday só é comemorada na última sexta-feira do mês de novembro. No entanto, o comércio varejista do Brasil aproveita essa temporada para antecipar as vendas, e divulga as promoções antes da data que seria a original.
Nos Estados Unidos, onde a Black Friday foi criada, o dia de promoção é marcado sempre para uma semana depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil a última sexta-feira do mês de novembro também é reservada para aplicar as melhores promoções, mas o evento pode começar antes.
O varejo usa termos como “Esquenta Black Friday” para disponibilizar os produtos antes da data que seria a oficial. A situação que pode ser bem aproveitada, no entanto, tem gerado alguns questionamentos nos consumidores se de fato vale a pena comprar antes ou depois.
Antecipação das vendas na Black Friday
De acordo com a explicação de Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, ao InfoMoney, é comum que as empresas passem a lançar as promoções logo depois do Dia das Crianças.
O processo é feito para captar clientes, fazer com que aquele consumidor enxergue a marca, e queira se aproximar. A partir disso, a relação fica mais próxima e as chances de vender na Black Friday aumentam.
“Há poucos anos, era Black Friday e Cyber Monday (focada em produtos eletrônicos). Depois, começou a ter o Black November e, agora, já podemos observar varejistas iniciando a Black Friday, já em outubro, com tudo. É questão de o consumidor pesquisar e comparar“, explicou.
Além disso, ao longo do ano as próprias empresas já criam datas específicas para o lançamento de promoção, queima de estoque e outros tipos de campanhas que estimulam as compras. Por exemplo, a Shopee que mensalmente cria o dia promocional, em novembro será 11/11.
Vale a pena comprar antes da data oficial da Black Friday?
Na verdade, sim. O entendimento do especialista Fernado Moulin é de que não é a Black Friday que torna a compra interessante, mas sim o desconto que a empresa está dando.
Ou seja, antes mesmo da data oficial do evento a loja pode liberar uma condição de compra muito boa, e que vale a pena o cliente aceitar.
A dica é pesquisar. Procurar concorrentes daquela mesma marca, verificar valor de frete para compras online, identificar quando vale a pena fazer a compra, e etc.