Beneficiários do Bolsa Família recorrem ao MEI para sair do desemprego mas governo pode liberar a CLT + receber o benefício

SãO PAULO (SP) — Responsável por atender as famílias brasileiras que possuem baixa renda, o programa do Bolsa Família disponibiliza pagamentos mensais para os seus beneficiários. No entanto, para garantir o benefício é preciso que a família obedeça critérios específicos que determinam o valor máximo de renda por integrante do grupo familiar.

Beneficiários do Bolsa Família recorrem ao MEI para sair do desemprego mas governo pode liberar a CLT + receber o benefício. (Imagem: FDR)

Atualmente, o pagamento é disponibilizado para quem recebe, no máximo, R$ 218 por pessoa. Por meio do benefício é possível receber um pagamento mensal no valor mínimo de R$ 600. Além desse total, os beneficiários também podem contar com benefícios adicionais que obedecem a critérios específicos. Veja nesta matéria outras informações sobre os extras do Bolsa Família.

Para aumentar a renda, é comum que muitos cidadãos precisem recorrer ao empreendedorismo. De acordo com o Sebrae, 30% dos microempreendedores individuais (MEIS) também estão inscritos no CadÚnico. Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, isso demonstra a necessidade desses cidadãos de aumentar a sua renda mensal.

Para muitos, a conquista de um emprego formal pode acabar representando um desafio. Para além da dificuldade de conseguir espaço no mercado de trabalho, esses cidadãos ainda enfrentam o risco de acabar perdendo o Bolsa Família caso tenham a carteira assinada. No entanto, um projeto recente prevê a mudança nesse cenário.

Entenda o projeto que prevê a mudança nas regras do Bolsa Família:

Confira outras informações sobre os benefícios do Bolsa Família neste link.

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile