Uma projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pegou de surpresa diversos cidadãos brasileiros que, em breve, terão que enfrentar uma mudança no perfil da população do país nos próximos anos. De acordo com o órgão federal, os idosos deverão se tornar a maior parte da população em breve.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a projeção é de que a expectativa de vida no Brasil chegue a uma média de 83 anos em 2070. Com o maior envelhecimento da população, a proporção de idosos no país será aumentada significativamente. Essa mudança já tem provocado algumas alterações inclusive nos programas sociais e nos direitos trabalhistas dos brasileiros.
Segundo o portal de notícias da VEJA, a cada dez habitantes do Brasil, quatro deverão ser idosos no ano de 2070. Esse aumento é explicado tanto pela baixa taxa de fecundidade quanto pela elevação da expectativa de vida do grupo.
Saiba no que isso pode impactar a população em geral:
- Atualmente, os cidadãos com idades entre 40 e 59 anos representam a maior parte da população, cerca de 26%;
- Em seguida aparecem os brasileiros com idade entre 25 e 39 anos, cerca de 23,3% da população brasileira;
- Depois está o grupo com idade entre 0 e 14 anos, 20,1% da população;
- Somente após esses três grupos aparecem os idosos que hoje são 15,6% dos brasileiros;
- Em 2070, essa proporção irá pular para 37,8%, representando uma mudança drástica no perfil populacional;
- Para se preparar para a nova realidade, o Governo Federal já tem realizado uma série de mudanças, especialmente na aposentadoria dos cidadãos brasileiros;
- Para tal, as regras para liberação do benefício foram modificadas, levando em consideração a nova projeção etária da população.
Consulte outras informações sobre as mudanças na aposentadoria do INSS neste link.