Uma nova era nos pagamentos está prestes a começar! O Banco Central anunciou que o PIX por aproximação será lançado nos próximos dias, permitindo que os usuários façam pagamentos de forma ainda mais rápida e conveniente, bastando aproximar o celular das maquininhas de cartão.
Conheça também as novas regras do PIX no vídeo abaixo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.
De acordo com matéria do G1, assim como já acontece com os pagamentos por aproximação com cartões de crédito, o usuário poderá cadastrar sua conta PIX em uma carteira digital, como o Google Wallet. Ao realizar uma compra, basta aproximar o celular da maquininha para efetuar o pagamento.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o novo PIX, confira.
Quais as vantagens do PIX por aproximação?
- Mais praticidade: não será mais necessário digitar dados ou gerar QR Codes para realizar pagamentos;
- Maior segurança: a tecnologia por trás do PIX por aproximação é bastante segura, garantindo a proteção dos dados dos usuários;
- Ampliação do uso do PIX: a nova funcionalidade deve popularizar ainda mais o uso do PIX, tornando-o a principal forma de pagamento no país.
Novidades
Além do PIX por aproximação, o Banco Central também lançou o PIX Agendado Recorrente, que permite agendar pagamentos de forma automática e recorrente. Essa funcionalidade é ideal para quem precisa realizar pagamentos fixos todos os meses, como aluguel, contas de serviços e pagamentos a profissionais autônomos. Com ele, será possível:
- Evitar o trabalho de realizar os pagamentos manualmente todos os meses;
- Ajudar a controlar as finanças e evitar atrasos nos pagamentos;
- Agendar pagamentos para qualquer dia do mês.
Para utilizar o Pix Agendado Recorrente, o cliente precisará autorizar previamente a empresa ou serviço a debitar valores de sua conta. Essa autorização permite pagamentos periódicos sem a necessidade de autenticação a cada transação, trazendo mais comodidade e praticidade para o dia a dia.