O governo do Mato Grosso do Sul anunciou a abertura de 2.100 vagas para a emissão gratuita do novo RG unificado. A ação tem o objetivo de facilitar o acesso ao documento atualizado para a população, especialmente para quem ainda não possui o novo RG e precisa dele para viagens e validações em serviços públicos. Confira mais detalhes do novo RG no vídeo abaixo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.
Com isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) abriu 2.100 novas vagas para agendamento online, sendo 800 na capital e 1.300 distribuídas nos municípios do interior.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o novo RG, confira.
Como agendar?
Para agendar o seu atendimento, basta acessar o site da Sejusp e seguir os passos indicados. Vale lembrar que as vagas são limitadas e podem ser preenchidas rapidamente. Para realizar a retirada do novo RG, é necessário levar os seguintes documentos:
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento/Divórcio;
- Documentos opcionais: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor, etc.
O que muda com o novo RG?
O novo RG traz diversas vantagens em relação ao modelo antigo, como:
- O CPF passa a ser o número único de identificação do cidadão;
- A validade do documento varia de acordo com a idade, sendo de 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e indeterminada para maiores de 60 anos;
- O novo RG possui um QR Code e um código MRZ, que garantem a autenticidade do documento e dificultam fraudes;
- O documento elimina a distinção entre nome social e registro civil, além de incluir informações como tipo sanguíneo e dados sobre doenças, promovendo mais inclusão e respeito à diversidade;
- Além da versão física, o RG também estará disponível em formato digital no aplicativo gov.br.