DEMISSÃO sem justa causa pode mudar! Veja o que diz o GOVERNO sobre a multa

O Governo Federal está elaborando um pacote de medidas para conter os gastos públicos e garantir a estabilidade da economia. Entre as propostas, estão mudanças no seguro-desemprego e a limitação de supersalários no serviço público.

DEMISSÃO sem justa causa pode mudar! Veja o
que diz o GOVERNO sobre a multa. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Segundo matéria da Folha de S.Paulo, uma das principais mudanças em estudo é a reformulação do seguro-desemprego. A ideia é ajustar o valor e a duração do benefício, considerando a arrecadação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Uma das possibilidades é reduzir o valor do benefício para quem tiver direito a uma multa maior do FGTS. Além disso, o governo busca mecanismos para cobrar alíquotas maiores do PIS/Cofins de setores com alta rotatividade de trabalhadores, que demandam mais recursos do seguro-desemprego.

Outra medida importante é a limitação de supersalários no serviço público. O governo pretende estabelecer um teto salarial para os servidores públicos, com poucas exceções. Essa medida já é discutida há anos no Congresso Nacional e pode gerar uma economia de bilhões de reais para os cofres públicos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o seguro-desemprego, confira.

O que mais está em jogo?

Além do seguro-desemprego e dos supersalários, o governo também avalia outras medidas para reduzir os gastos, como:

As medidas propostas pelo governo têm o objetivo de garantir a sustentabilidade das contas públicas e evitar o aumento da dívida pública. Ao reduzir os gastos e aumentar a arrecadação, o governo busca criar um ambiente mais favorável para o crescimento econômico e a geração de empregos.

Apesar disso, as propostas de reforma do governo enfrentam desafios e resistências. Sindicatos e parlamentares já se manifestaram contra as mudanças no seguro-desemprego e na Previdência. Além disso, a aprovação das medidas no Congresso Nacional depende de um amplo acordo político.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile