Jornada de trabalho flexibilizada: conheça os benefícios e desafios do novo modelo CLT

Existem projetos de lei presentes no setor Legislativo que propõem mudanças na jornada de trabalho pelo regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). A ideia é permitir flexibilizar o período em que o trabalhador presta serviço durante a semana útil.

JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA: VEJA COMO FUNCIONARÁ O NOVO MODELO CLT (CARTEIRA ASSINADA)

Existem projetos de lei que querem oferecer uma jornada de trabalho mais flexível, reduzindo a carga horária que é hoje vai de 40 a 44 horas semanais. Com isso, os trabalhadores contratados poderiam atuar em um período de quatro dias úteis por semana e não mais cinco dias.

Uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado mostrou que 69% dos entrevistados não se sentiriam sobrecarregados no trabalho caso tivessem um dia livre na semana. Além disso, 85% dos trabalhadores acreditam que teriam mais qualidade de vida.

Projetos que propõem diminuir a jornada de trabalho do CLT

Existem pelo menos três propostas no Senado Federal que discutem a possibilidade de diminuir a jornada de trabalho CLT.

Projeto de Lei (PL) nº1.105/2023.

Proposto pelo senador Weverton (PDT-MA), a sugestão é de:

O principal ganho é o aumento da produtividade, aliado a uma vida física e mentalmente mais saudável. Isso não é pouca coisa em um mundo com tanto adoecimento mental, em que vemos um aumento de casos de depressão, ansiedade e doenças físicas provocadas pelo estresse“, defendeu o senador.

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº148/2015

A PEC foi apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em 2015, mas arquivado em 2022. No ano passado o senador pediu pelo desarquivamento e agora a proposta voltou a tramitar.

A redução proposta pelo texto é para que:

Projeto de Resolução do Senado (PRS) 15/2024

Este projeto cria o Diploma Empresa Ideal, destinado a empregadores que adotem melhores práticas de trabalho, como a diminuição da carga horária sem perda salarial.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile