O motorista, ou proprietário do veículo que estiver com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) vencido, precisa se programar para fazer o pagamento antes do final do ano. Logo, começa a cobrança de um novo imposto, e assim os valores ficarão acumulados.
O IPVA é gerado em nome do proprietário do veículo. Quem estiver devendo esse imposto vai receber uma notificação da Sefaz (Secretaria da Fazenda) alertando sobre o tributo vencido.
A partir disso precisa acessar os canais da secretaria para conseguir emitir um novo boleto de pagamento. Todos os veículos automotores são cobrados, o que incluí: carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus e van.
Como é calculado o valor do IPVA
Antes de buscar um carro com o IPVA mais barato, a fim de fazer novas aquisições, vale a pena entender como o imposto é calculado.
Você sabia que um mesmo modelo de carro, com especificações idênticas pode ter valor diferente dependendo do estado em que foi emplacado?.
Isso porque, o cálculo para chegar ao valor final do tributo vai considerar:
- Valor de mercado do automóvel segundo a tabela FIPE x alíquota definida pelo estado = IPVA.
A tabela FIPE é atualizada todos os anos, e define o quanto aquele veículo vale com base no seu ano de fabricação, sua marca, modelo, especificações (ex.: duas ou quatro portas, potência do motor, e etc.).
Enquanto as alíquotas são determinadas pela legislação do estado e ainda variam dependendo do modelo, se é um carro de passeio, utilitário, caminhão, moto e outros. A quantia custa ser de 1% a 4%.
Como consultar o valor de mercado do veículo
- Acessar o site oficial da Tabela Fipe, www.fipe.org.br ou veiculos.fipe.org.br;
- Escolher o tipo de veículo (carro, moto, caminhão, micro-ônibus);
- Selecionar a marca do veículo;
- Escolher o modelo e o ano do veículo;
- Clicar em “Pesquisar” para ver o valor médio de mercado.
Como negociar IPVA que estiver atrasado
Quem está com o IPVA atrasado precisa dar início a negociação antes que termine o ano, caso contrário terá que lidar com algumas consequências. O primeiro passo é verificar o quanto você está devendo.
Devido ao tempo de atraso o valor do imposto já não é mais o mesmo, tudo porque são considerados os juros e aplicada multa pelo período em que o boleto está vencido. Não é uma regra, mas a multa costuma ser de 0,33% por dia.
Depois de fazer a consulta do novo valor é que o pagamento do imposto deve ser feito. Há opção de pagar à vista, mas alguns estados disponibilizam o parcelamento em programas com esse intuito. É importante verificar como funciona no local onde mora.
- Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado;
- No menu de serviços, ou no campo de busca, procure por “IPVA”;
- Escolha a opção “Consultar valor / Consultar débitos / Emitir boleto”;
- Agora preencha informações como número de Renavam, CPF do proprietário de código de verificação do site;
- Tenha acesso ao boleto de pagamento e as formas de quitação do tributo.
Consulta do imposto pelo App do banco
Verifique quais os bancos credenciados no seu estado.
- Internet banking ou aplicativo: faça login e procure por “Débitos do veículo”, informe o número do Renavam do automóvel e placa;
- Agências: nos guichês de atendimento informe o número do Renavam do automóvel.
O que acontece se não pagar o IPVA atrasado?
Existem duras consequências para o proprietário do veículo que não conseguir pagar o IPVA na data correta. Essas penalidades são aplicadas quando a data original do vencimento já passou.
O condutor pode optar por pagar o IPVA junto com o licenciamento, no entanto vai ter que arcar com os juros que serão cobrados pelo período em que a guia original venceu.
Diante disso, as consequências são:
- Não conseguir fazer o licenciamento do automóvel, logo não há como emitir um novo CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo);
- Juros e multa sobre o valor original;
- Apreenssão do automóvel que estiver sendo conduzido com licenciamento vencido;
- Inscrição na Dívida Ativa;
- Impossibilidade de vender ou transferir a proprietário do veículo.