Os beneficiários do BPC que tiveram seus pagamentos suspensos ou precisam atualizar as informações no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam ir até o INSS para resolver a situação. A regularização pode ser feita diretamente no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da sua localidade.
Aqueles beneficiários do BPC que estão sem inscrição no CadÚnico ou não atualizaram seus dados nos últimos 48 meses devem se regularizar, pois a falta de atualização pode resultar em bloqueio do pagamento.
Se o pagamento do Benefício de Prestação Continuada foi bloqueado, os beneficiários do BPC devem comparecer ao Cras para corrigir a situação. Além disso, é possível entrar em contato com a Central 135 do INSS, informando sobre a atualização do cadastro. A partir dessa notificação, o prazo para desbloquear o benefício começa a contar, podendo ser feito em até 72 horas.
O Ministério do Desenvolvimento Social, entretanto, não divulgou o prazo estimado para a reativação do auxílio após a regularização dos dados. Os beneficiários do BPC devem estar cientes de que esse auxílio é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Mais de 300 mil beneficiários do BPC precisam atualizar cadastros
Aproximadamente 305 mil beneficiários do BPC ainda precisam realizar esse cadastro, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Os beneficiários do BPC que não atualizam suas informações há mais de 48 meses devem se dirigir ao Cras de sua cidade.
De um total de 640.686 notificados, apenas 71.237 confirmaram o recebimento da notificação, e 73.197 atualizaram seus dados de forma voluntária. No entanto, 517.571 pessoas ainda não compareceram ao Cras, o que pode resultar no bloqueio dos pagamentos.
Aqueles que não regularizarem suas informações dentro dos prazos estabelecidos pelo programa, que variam de 45 a 90 dias conforme a região, terão o BPC suspenso, podendo até ser cancelado.